Sarilhos Grandes já tem Academia Sénior

Integração dos seniores e de reforço da nossa coesão social

A Câmara do Montijo inaugurou oficialmente a Academia Sénior de Sarilhos Grandes no Dia Internacional das Pessoas Idosas. A cerimónia decorreu nas instalações da Academia Musical União e Trabalho. O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, esteve presente e relembrou que as academias seniores são "espaços de encontro das pessoas, de integração dos seniores e de reforço da nossa coesão social. Abrimos esta nova Academia numa altura de pandemia, em que nos aconselham o distanciamento social, e fazemo-lo simbolicamente como um momento de união e aproximação entre as pessoas".
Academia abriu a 1 de Outubro 

O autarca relembrou os valores da cidadania, da solidariedade e do voluntariado que estão na base dos Projetos Municipais de Envelhecimento Ativo. Disse, ainda, que a abertura da Academia Sénior de Sarilhos Grandes dá cumprimento a uma promessa eleitoral assumida nas últimas eleições autárquicas com a população da freguesia.
A cerimónia contou com um momento de poesia pela Academia Sénior de Pegões e Canha e com um apontamento de fado pela Academia Sénior de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia.
A Academia Sénior de Sarilhos Grandes está a funcionar desde Junho, nas instalações da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Sarilhos Grandes. Tem já cerca de 30 alunos inscritos, promovendo aulas e outras atividades em parceria com a Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, a Associação de Reformados e Pensionistas de Sarilhos Grandes, a Academia Musical União e Trabalho e as escolas da freguesia.
O projeto, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional de Lisboa 2020, com a tipologia “Idade Mais”, destinado a pessoas com idade igual ou superior a 55 anos e que residam na freguesia, tem como principal objetivo combater o isolamento, estimular a participação cívica, o envelhecimento ativo e a promoção de encontros intergeracionais.
Contempla, assim, "uma intervenção global ao nível psicossocial, disponibilizando um acompanhamento individualizado e de grupo e desenvolvendo atividades de nível físico, cognitivo, artístico e cultural e aulas de diversas disciplinas em regime de ensino não formal, como, por exemplo, ginástica, informática, artes, música, danças, cidadania, língua portuguesa (alfabetização), entre outras", sublinha a Câmara do Montijo. 

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

Comentários