Teatro superou expectativas em Setúbal

O primeiro fim de semana do certame registou “lotações quase sempre esgotadas”

A XXII Festa do Teatro de Setúbal deu cartas ao longo de nove dias na cidade, com cerca de duas dezenas de espetáculos cénicos, estreias, música, projeção de curtas-metragens, uma exposição e conversas sobre a arte de palco. Foi com “Remexido”, tango mediterrânico, que conjuga fado com acordes de rock, do trio João Lima, João Dacosta e Carlos Ribeiro, na Casa da Cultura, e com “Damas da Noite, Uma Farsa de Elmano Sancho”, da companhia Loup Solitaire, no Fórum Municipal Luísa Todi, que a festa do teatro de Setúbal encerrou, no dia 29, com chave de ouro, a 22.ª edição. “Out Of Stock”, circo performativo apresentado a 27, no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama, pelo espanhol Edu Manazas, venceu a Secção Off + Festa, destinada a divulgar o trabalho de jovens criadores e novos projetos teatrais.
Teatro esteve em festa na cidade até 29 de Agosto 

Vinte e duas edições depois, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXII Festa do Teatro, com início no dia 21, foi inteiramente readaptado às circunstâncias impostas pela pandemia de Covid-19. Por exemplo, foi reduzida a programação das secções Oficial e Mais Festa e reforçada a aposta nos espetáculos ao ar livre.
O festival cumpriu as medidas de segurança impostas, que implicaram, entre outras medidas, distanciamento de dois metros entre o público que marcou presença nos diferentes eventos do programa, mesmo nos espetáculos de rua.
Tudo resultou “na perfeição”, analisa o diretor artístico do festival, José Maria Dias, do Teatro Estúdio Fontenova, companhia que partilha a organização do certame com a Câmara de Setúbal.
“Superou o esperado”, reforçou, referindo-se, em particular, ao acolhimento e respeito do público pelas normas de segurança impostas, acrescentando que “o balanço é francamente positivo”.
O primeiro fim de semana do certame registou “lotações quase sempre esgotadas”, o que tranquilizou a ansiedade do Teatro Estúdio Fontenova sobre a reação do público num momento que se vivem bastantes restrições na organização de eventos para fazer face à atual crise sanitária mundial.
A XXII Festa do Teatro compreendeu, entre os dias 21 e 29 de Agosto, dezoito espetáculos cénicos, sobretudo nacionais, e, ainda, concertos, projeção de curtas-metragens, conversas sobre a arte do Teatro e uma exposição, entre outras atividades paralelas.
O espetáculo “Instruções para Abolir o Natal”, interpretado pela ACTA – Companhia de Teatro do Algarve, no Fórum Luísa Todi, a 21, foi um dos momentos altos do programa, com José Maria Dias a destacar o espetáculo como um dos que mais surpreendeu o público.
“Out Of Stock”, circo performativo apresentado a 27, no pátio da Escola Secundária Sebastião da Gama, pelo espanhol Edu Manazas, venceu a Secção Off + Festa, destinada a divulgar o trabalho de jovens criadores e novos projetos teatrais.
José Maria Dias salientou, igualmente, “Genoma B”, da companhia espanhola Albadulake, que atuou a 25 e recebeu a ovação do público.
Da programação constaram igualmente conversas sobre a arte cénica, a 26, na Casa da Baía, um apontamento musical do setubalense Renato Sousa, a 28, em frente da Casa da Cultura, e uma sessão de “Contos do Mediterrâneo” por Rita Sales, a 29, no Bonfim.
Já as atividades paralelas incluíram a instalação “Passo a Passo” e “Vozes que Pulsam”, de Paula Moita, ambas na Escola Secundária Sebastião da Gama.
Na abertura do festival, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira prometeu mais duas dezenas de eventos que “abraçam as artes cénicas e outras atividades” e “constituirão um marco nestes tempos estranhos em que vivemos”. Numa altura em que “o maior desafio é repensar a forma de criar e fazer cultura”, devido à pandemia covid-19, a autarca louvou o Teatro Estúdio Fontenova pela apresentação da 22.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que se constitui como “prova de persistência na permanente construção de uma cidade com mais teatro, mais cultura”, sublinha a autarca.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários