Alcochete ajuda IPSS e quer ouvir empresários locais

Autarquia ajuda instituições e marca reunião com empresários da restauração do concelho

O município de Alcochete atribuiu um apoio extraordinário de cinco mil euros a cada uma das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, a saber à Fundação João Gonçalves Júnior, à Cercima, à Santa Casa da Misericórdia e ao Centro Social de São Brás no sentido de as apoiar no período de desconfinamento face à pandemia da covid-19. Esta deliberação consta de um despacho do presidente da Câmara Municipal apresentado na reunião de câmara realizada a 13 de Maio. Esta sexta-feira, no fórum cultural de Alcochete, vai realizar-se uma reunião alargada entre o presidente da Câmara de Alcochete e os empresários da restauração e similares para em "conjunto serem analisadas soluções que possam facilitar a retoma deste setor em segurança e que permitam minimizar as perdas acumuladas", diz a autarquia em comunicado. 
Autarquia quer ouvir empresários da restauração 

Os 20 mil euros distribuídos pelas quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho é um "apoio extraordinário" para que em tempo de pandemia nada falte à população ribeirinha.
Para o presidente da câmara, as referidas instituições “têm tido um papel particularmente relevante no apoio a famílias, a pessoas de maior vulnerabilidade, nomeadamente aos idosos e às crianças”, sublinha Fernando Pinto.
“O município de Alcochete não é naturalmente alheio a este trabalho e entende que estamos a viver um momento excecional e para tal devemos criar medidas excecionais”, acrescentou o autarca, sublinhando que “este gesto visa que as instituições possam estar precavidas e desenvolverem as suas funções, nomeadamente aquelas que sempre fizeram e outras que, por via desta pandemia, estiveram encerradas e que agora vão abrir portas, como é o caso do Centro Social de São Brás, com a valência de creche, da Cercima e da Fundação João Gonçalves Júnior”.
“Este apoio é um apoio de tesouraria que irá permitir a estas instituições estarem devidamente apetrechadas de Equipamentos de Proteção Individual e de outros materiais que, no âmbito da pandemia, tenham necessidade de utilizar para poderem estar em condições de dar continuidade a um trabalho francamente meritório”, referiu Fernando Pinto. 

Câmara quer dialogar com empresários sobre a covid-19
Nesta sexta-feira, às 15h30, no fórum cultural de Alcochete, vai realizar-se uma reunião alargada entre o presidente da Câmara de Alcochete e os empresários da restauração e similares para em conjunto serem analisadas soluções que possam facilitar a retoma deste setor em segurança e que permitam minimizar as perdas acumuladas.
A autarquia está consciente de que "o impacto na economia local da pandemia da covid-19 é grave" e por isso, explica Fernando Pinto, a Câmara promove esta reunião com o "propósito de ouvir, dialogar e encontrar soluções numa área que tem um peso importante na economia local".
Não tendo sido possível o contacto telefónico com todos os profissionais do concelho, a autarquia convida os empresários a estarem presentes nesta reunião.
De forma a garantir a segurança de todos, pedimos apenas a presença de uma pessoa por estabelecimento e as regras de participação obrigam ao uso de máscara que estará à disposição no local. 
"Será pedida também a desinfeção das mãos à entrada e será indicado o lugar para sentar dentro do Fórum Cultural, com o devido distanciamento", explica o autarca que quer saber das ideias dos empresários locais para o relançamento da economia em Alcochete.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários