Passeio promove adoção animal em Setúbal

Autarquia estimula a adoção consciente de cães e gatos 

Mais de três dezenas de pessoas participaram no dia 7 num passeio com cães alojados no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Setúbal, numa iniciativa de incentivo à adoção responsável. Com ponto de encontro na Praça de Bocage, a “cãominhada” percorreu um trajeto de dois quilómetros até à Praia da Saúde, com a participação de perto de três dezenas de cães. A iniciativa insere-se na campanha municipal permanente “Leva-me contigo. Estou à tua espera”, que pretende sensibilizar a população para o bem-estar animal e apelar à adoção consciente. No ano passado, segundo números da autarquia, "343 cães e gatos entraram para novas famílias". 
Passeio sensibilizou para o abandono dos animais

Além disso, as caminhadas com cães, promovidas regularmente pela autarquia, possibilitam que quem queira ajudar o Centro de Recolha Oficial de Animais de Setúbal o possa fazer tornando-se voluntário.
O passeio foi, igualmente, um momento de convívio e socialização entre os antigos residentes no centro de recolha municipal, entretanto adotados, e os que ainda lá vivem.
No final do passeio, houve um pequeno momento de confraternização na Praia da Saúde, com lanche e água para os animais e para os voluntários.
A estratégia da Câmara  de Setúbal de apoio aos animais tem conhecido, nos últimos anos, novas iniciativas para dar resposta às obrigações legais em vigor.
Em Setúbal, segundo o município, a lei que impede o abate de animais (aplicada no continente desde 2018) provocou um acréscimo significativo dos custos anuais, que aumentaram, disse a autarquia à Lusa, "em cerca de 66 mil euros com a contratação de mais quatro funcionários, incluindo uma médica veterinária. Registaram-se ainda aumentos de quatro mil euros em despesas com alimentos e de quatro mil euros em medicação e material cirúrgico.
Em Outubro de 2019, quando já passava mais de um ano após a aplicação da lei, a câmara referiu que a proibição do abate “não encontrou os municípios devidamente preparados para fazer face às novas obrigações” e que se verificou também um aumento do abandono de cães.
A autarquia recorreu ao apoio disponibilizado pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária para esterilização de cães e gatos, definiu protocolos com clínicas para cirurgias e tem em curso um investimento de 120 mil euros para aumentar a capacidade do centro de recolha em mais 80 canídeos, previsivelmente no segundo semestre deste ano.
O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia é composto por boxes para 22 cães e 10 gatos. Todos os meses são recebidos animais encontrados sozinhos na via pública, a maioria sem identificação, feridos e a precisar de cuidados veterinários.

343 cães e gatos adotados em 2019 
"Os animais recebidos no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia são avaliados clinicamente por um veterinário e aqueles que se diagnostiquem problemas de saúde, os mesmos são tratados nas instalações municipais ou nas clinicas veterinárias que colaboram com o município", explica a autarquia.
Quando os animais possuem coleira ou microchips, os detentores são contactados de imediato. "Os animais que se encontrem saudáveis, mas que não tenham identificação, são desparasitados preventivamente e ficam a aguardar uma família de acolhimento", sublinha a Câmara sadina.
Desde que a medida de proibição do abate de animais errantes nos centros de recolha oficial como forma de controlo da população entrou em vigor, em Setembro de 2016, o ano de 2019 foi aquele em que se registaram mais adoções, "com 343 cães e gatos a entrarem para novas famílias", diz a autarquia em comunicado.
Por cada cão ou gato adotado no centro municipal setubalense, em funcionamento de segunda a sexta-feira, entre as 7h30 e as 16 horas, ou após este horário por marcação, "o município oferece a colocação do microchip, a vacina da raiva, a esterilização e o boletim sanitário", realça a autarquia.
As fotografias dos animais para adoção estão disponíveis na página do Facebook e no Instagram “Adotar um anjo”.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários