PSD declara guerra aos graffitis no Barreiro

Bruno Vitorino insiste no combate ao flagelo dos graffitis e tags 

O vereador do PSD na Câmara do Barreiro, Bruno Vitorino, exige ao executivo municipal “uma estratégia integrada” no combate ao problema dos graffitis e dos tags que assolam o concelho do Barreiro. “Este é um problema que a maioria PS parece não querer combater a sério. O Barreiro é uma cidade feia, suja, desleixada. Sem uma ação transversal, os graffitis e tags vão continuar por toda a parte”, sublinha o autarca. Em resposta, a Câmara do Barreiro (PS) anunciou que nesta quinta-feira, 9 de Janeiro, "vai ser efetuada uma intervenção de remoção de graffitis na passagem desnivelada da Rua Miguel Bombarda.
PSD quer uma cidade mais limpa 

Bruno Vitorino recorda que desde 2017, sistematicamente tem feito intervenções e apresentado propostas para combater este flagelo.
“Apresentei uma proposta, ainda com o anterior executivo, que foi rejeitada por PCP e PS. Já neste mandato, apresentei outra, em Maio de 2018, que foi aprovada. Mas nada aconteceu. Só há pouco tempo, por causa da minha insistência, e a muito custo, lá se avançou para a limpeza dos edifícios públicos”, acrescenta.
Não existindo uma estratégia integrada que combata este problema, o vereador social-democrata teme que a limpeza pontual que tem sido feita, como são os casos do edifico da autarquia nos Paços do Concelho e da passagem desnivelada, “seja só deitar dinheiro para a rua”.
“Alguém acredita que sem fiscalização e sem vigilância isto não volta rapidamente ao mesmo? Por isso defendo a instalação de videovigilância, como método dissuasor para esta e outras infrações à lei, bem como a Polícia Municipal, para uma fiscalização mais eficaz”, adianta.
Bruno Vitorino diz que a autarquia ao investir nestas áreas, vai poupar dinheiro ao município e aos contribuintes, evitando que depois se andem a gastar verbas para reparar o mal que é feito.
“Sem esta fiscalização, quais são as garantias que os proprietários que limpem ou pintem as fachadas têm, para que as mesmas não voltem rapidamente a ser grafitadas”, questiona.”Cabe à Câmara Municipal do Barreiro defender o seu património e os interesses dos seus munícipes. Eu vou continuar a minha guerra contra o vandalismo, os graffitis, a sujidade das paredes, os tags. Contra aquilo que dá má imagem e degrada o Barreiro. Que nada tem a ver com arte urbana, mas sim, com poluição visual, vandalismo, destruição de propriedade, quer seja pública ou privada”, afirma o autarca social-democrata.

Autarquia limpa túnel da Miguel Bombarda 
Em resposta, a Câmara do Barreiro (PS) anunciou que esta quinta-festa, 9 de Janeiro, "vai ser efetuada uma intervenção de remoção de graffitis na passagem desnivelada da Rua Miguel Bombarda. Por este motivo, a circulação no túnel vai estar condicionada".
O serviço será efetuado entre as 22 horas do dia 9 de Janeiro e as seis da madrugada de 10 de Janeiro. Neste período a circulação no túnel será alternada.

Agência de Notícias 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários