Festival da Enguia de Santo André começa esta sexta-feira

17 dias para provar a "melhor enguia do país" em nove restaurantes 

O 6.º Festival da Enguia da Lagoa Santo André arranca esta sexta-feira e prolonga-se até 9 de Fevereiro. Como habitual, são esperados milhares de visitantes para degustar esta iguaria, numa grande mostra gastronómica única no país onde a enguia é destaque. A organização desta mostra está a cargo da Câmara de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André. A Câmara Municipal quer surpreender os visitantes não só pela qualidade da enguia e dos sabores ímpares da gastronomia local, mas sobretudo pelo património natural, histórico e cultural do município. Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, caldeirada de enguias, ou cataplana de enguias, são alguns dos pratos que os nove restaurantes aderentes disponibilizam nos 17 dias do festival, que vai ser abrilhantado com momentos de animação cultural, que prometem ser o complemento ideal da vertente gastronómica.
Enguia é rainha em nove restaurantes locais 

O Festival da Enguia da Lagoa Santo André vai este ano para a 6.ª edição e realiza-se de 24 de Janeiro a 9 de Fevereiro. Mais uma vez são esperados milhares de visitantes nesta mostra gastronómica única no país onde a enguia é destaque.
O festival tem como objetivo a promoção da restauração local e de uma iguaria única como é a enguia. “Invulgar e excelente porque é capturada numa zona de Reserva Natural”, avalia a organização do evento. Outra das grandes apostas é a “promoção turística do concelho, estando o festival inserido numa estratégia mais alargada de promoção do município de Santiago do Cacém”.
Essa estratégia inclui a realização de mostras gastronómicas, a criação de roteiros, o investimento na preservação e valorização patrimonial, participação em feiras do sector e a deslocação de embaixadas ao estrangeiro.
Este 6.º Festival tem como restaurantes aderentes A Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Copacabana, Tasquinha do Ilídio e O Gatinho, todos situados na freguesia de Santo André.
Quanto às ementas, contam com as mais variadas propostas que vão desde as enguias fritas às grelhadas, do ensopado à caldeirada, de escabeche ou na cataplana. Propostas, por si só, suficientes para uma visita, às quais se junta o magnífico património natural e cultural do concelho de Santiago do Cacém.
"O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer carácter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade", indica a autarquia do distrito de Setúbal.

Comentários