Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Escola de Setúbal atinge “Maioridade Ecológica”

Uma escola preocupada com as várias questões ambientais na cidade 

A Escola Secundária Dom Manuel Martins, de Setúbal, hasteou nesta segunda-feira e pelo 18º ano consecutivo a sua bandeira distintiva de Eco Escola. É um galardão que tem recebido desde que a ele se candidata e que a elege como escola preocupada com as várias questões ambientais e não apenas no seu espaço restrito, mas também na comunidade em que se insere e, afinal, na Sociedade em geral. A presença da EDP Distribuição e de outras forças vivas proeminentes no distrito (autarquias, empresas, instituições particulares de solidariedade social) na cerimónia do hastear da bandeira são prova deste envolvimento bem-sucedido da Escola com a cidade e a região. “Este foi o primeiro estabelecimento escolar a ser eco-escola. Por isso, é um dia muito importante”, referiu o vereador com o pelouro da Educação na Câmara de Setúbal, Ricardo Oliveira.
Secundária Dom Manuel Martins é eco escola há 18 anos

E o que é que esta escola tem de diferente das outras? Uma brigada de limpeza comandada pelos alunos do curso de formação de jardinagem. Um projeto de utilização racional da água. Campanhas de reciclagem e recolha seletiva de pilhas, de tinteiros e de baterias. Doação de roupas em segunda mão a famílias com dificuldades financeiras.
É para premiar estas ações desenvolvidas ao longo do ano letivo pela Escola Secundária D. Manuel Martins em prol de um ambiente mais sustentável que foi hasteada a bandeira verde Eco-Escolas, numa cerimónia com a presença de centenas de estudantes, professores e pais.
A bandeira verde Eco-Escolas, programa internacional da Foundation of Environmental Education, que chegou a Portugal em 1996 através da Associação Bandeira Azul da Europa, pretende encorajar e promover a escola como um local privilegiado para a educação ambiental e sustentabilidade.
“Este foi o primeiro estabelecimento escolar a ser eco-escola. Por isso, é um dia muito importante”, referiu o vereador com o pelouro da Educação na Câmara de Setúbal, Ricardo Oliveira.
Além da Escola Secundária D. Manuel Martins, este programa, destinado a todos os graus de ensino, do pré-escolar ao secundário, é implementado nos jardins de infância O Aquário – Centro Paroquial Nossa Senhora da Anunciada, A Nuvem, Sorriso Maroto e O Arco Íris.
Os colégios S. Filipe e S. Cristóvão, as escolas básicas de Azeitão, Barbosa du Bocage, Luísa Todi e Sant’Ana – Externato, a EB+S Lima de Freitas, a Escola Profissional de Setúbal, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental e a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal são outros dos estabelecimentos envolvidos.

 Valores de respeito pelo meio ambiente e da sustentabilidade
A nível de boas práticas ambientais, a Escola Secundária D. Manuel Martins possui um equipamento de retenção de águas pluviais para rega, projeto inovador a nível nacional de boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino.
Além disso, tem o Centro de Interpretação Ambiental das Manteigadas, que nasceu do espírito da iniciativa dos professores daquela escola, que decidiram aproveitar um terreno de três hectares, com características de bosque mediterrânico, onde se encontram várias espécies nativas e exóticas, nas instalações escolares para criar um percurso interpretativo.
“Um projeto muito importante em termos de valores de respeito pelo meio ambiente e da sustentabilidade”, destacou ainda o vereador Ricardo Oliveira.
Já a responsável pelo Clube de Ambiente Viva a Terra, Raquel Brinca, a falar ao lado da diretora da escola, Clemência Funenga, adiantou que, “futuramente, a comunidade escolar irá desenvolver uma campanha para a proteção das pradarias marinhas do estuário do Sado”.
Presentes na cerimónia do hastear da bandeira estiveram também Isabel Quadros, em representação da Junta de Freguesia de São Sebastião, Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, e António Aleixo, da EDP Distribuição.
De salientar que a bandeira verde Eco-Escolas foi erguida no dia em que se comemora, igualmente, o nascimento de D. Manuel Martins, patrono daquele estabelecimento de ensino, e o Dia da Escola, que incluiu um conjunto de atividades entre a manhã e o período da tarde.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
www.adn-agenciadenoticias.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010