Bombeiros do Montijo comemoram 111.º aniversário

Bombeiros receberam quatro novas ambulâncias mas pedem modernização do quartel 

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo celebrou o seu 111.º aniversário no passado dia 26 de Janeiro, numa sessão solene marcada pela inauguração de mais quatro ambulâncias. São duas ambulâncias de transporte de doentes e uma de emergência, adquiridas através do apoio financeiro da Câmara do Montijo, uma das quais no seguimento da renovação do contrato com a Repsol, referente ao posto de abastecimento de combustível localizado na Avenida de Olivença. A quarta viatura é de emergência médica e teve o patrocínio do INEM. O presidente da associação apelou ainda ao presidente da câmara, para interceder junto do Governo relativamente ao apoio para o projeto de modernização do quartel dos Bombeiros da cidade. 
Aniversário com ambulâncias novas 

Quanto aos discursos oficiais, foram marcados por duas linhas mestras: o futuro da associação e o apoio “imprescindível da câmara que, das mais diversas formas, está sempre presente”, tal como referiram Amável Pires, presidente da direção, e Américo Moreira, comandante dos Bombeiros Voluntários do Montijo.
Ambos deixaram, igualmente, palavras de reconhecimento à dedicação e ao empenho dos seus bombeiros, realçando que a instituição precisa do apoio de todos para os novos desafios que a cidade irá enfrentar, numa clara alusão ao novo Aeroporto do Montijo.
O presidente da direção, Amável Pires, referiu, ainda, a necessidade de modernização do parque de viaturas de combate a incêndios e apelou à alteração da taxa de saída da ambulância do INEM, cujo valor pago pelo Estado considera insuficiente para os custos do serviço prestado. Nota, também, para o apelo deixado ao presidente da câmara, para que o mesmo possa interceder junto do Governo relativamente ao apoio para o projeto de modernização do quartel dos Bombeiros.
Em representação da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil esteve o 2.º Comandante do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, Marcelo Lima, que agradeceu o empenho de todos os bombeiros do município e o apoio prestado pela câmara às duas corporações do concelho, referindo-se concretamente ao esforço financeiro do município na constituição das Equipas de Intervenção Permanente das corporizações do Montijo e de Canha.

Autarquia valoriza bombeiros
Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, encerrou os discursos oficiais, afirmando que “os bombeiros mantêm um serviço exemplar de emergência e socorro das populações. Lutam pela proteção civil, partem pelos confins do país, integrados no dispositivo de combate a fogos florestais, convictos que estão a cumprir um dever para com os seus concidadãos, afirmam a vontade de resistir às dificuldades e mesmo às intrigas que muitas vezes chegam a estas casas”.
O autarca assegurou, ainda, que “importa valorizar e acautelar a missão dos nossos bombeiros. Sabemos que existem dificuldades e novos riscos e desafios. Importa dignificar, reforçar e ampliar a capacidade das nossas corporações de bombeiros. Nesse sentido, estamos atentos e convictos dos apoios necessários, certos também que é essa a vontade do povo do Montijo. Vamos continuar o investimento, como fizemos hoje, em novas ambulâncias, vamos continuar a valorizar os nossos bombeiros, com equipamentos de proteção individual e melhores instalações”, concluiu.
Ao longo da cerimónia, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Montijo distinguiu vários operacionais da sua corporação pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano, assim como as instituições, empresas e outras entidades que apoiam os Bombeiros do Montijo.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários