Teleassistência apoia população idosa em Palmela

50 idosos com resposta imediata em situações de emergência

A Câmara de Palmela vai disponibilizar um Serviço Municipal de Teleassistência. O projeto é gratuito, tem a duração de um ano e vai abranger 50 idosos, "privilegiando pessoas em situação de vulnerabilidade social, com insuficientes redes de apoio formais, familiares ou comunitárias", explicou a autarquia. Este é um projeto que envolve também os municípios de Setúbal e Sesimbra. Lembre-se que no final do mês passado, a autarquia organizou o XI Fórum Social Palmela, este ano dedicado ao envelhecimento ativo.  
Idosos mais protegidos em Palmela 


Instalado o dispositivo (um telefone, por exemplo), este serviço, diz a Câmara de Palmela, "garante uma resposta imediata em situações de emergência ou solidão, a qualquer hora do dia, todos os dias, bastando ao idoso acionar um botão".
Para garantir a melhor qualidade, o município "adquiriu este serviço a uma empresa especializada em Teleassistência que, em estreita articulação com a Autarquia e com o envolvimento dos parceiros locais, instala e monitoriza os dispositivos", diz ainda a Câmara de Palmela.
O Serviço Municipal de Teleassistência é uma das ações previstas na candidatura PRIA - Percursos em Rede para a Inclusão Ativa, cofinanciada no âmbito do Portugal 2020 e já aprovada.
"Esta candidatura reúne Palmela, Setúbal e Sesimbra numa estratégia intermunicipal, que procura responder às necessidades da população de idade maior, com destaque para as questões da saúde, do envelhecimento ativo e do bem-estar", conclui o comunicado da Câmara de Palmela. 

Forum social dedicado à idade maior 
Lembre-se que no final do mês passado, a autarquia organizou o XI Fórum Social Palmela, este ano dedicado à população mais velha. Parceiros da Rede Social, representantes de instituições e profissionais marcaram presença nesta edição que privilegiou a troca de experiências sobre o envelhecimento ativo, em que a qualidade de vida e o bem-estar deverão ser requisitos obrigatórios.
Para além de uma importante Conferência sobre “Envelhecimento demográfico e políticas para a longevidade”, os painéis “Envelhecimento – urgência de um pensamento e de uma ação integrada”, “Comunidades Idade +” e “Estratégias futuras nas Comunidades de Todas as Idades”, estiveram na génese deste dia de reflexão e que fomentaram o conhecimento e a partilha de novas metodologias e práticas.
Neste âmbito, e para combater situações de fragilidade social, vivenciadas muitas vezes por pessoas de idade maior, o município de Palmela "acredita que a resposta passa por uma política social transversal, concertada entre todas as organizações, desde o poder local à administração central, às entidades privadas e organizações da sociedade civil", disse o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, na altura.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários