Sociedade Filarmónica Samouquense fez 100 anos

"100 anos a elevar com brio e dignidade o nome do Samouco e do concelho de Alcochete”

A Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, no Samouco, concelho de Alcochete, festejou no dia 1 de Dezembro o seu centésimo aniversário com a realização de uma sessão solene e de um concerto na sede da coletividade, num dia que ficou também marcado pelo descerramento do monumento em honra desta coletividade erigido pela Junta de Freguesia do Samouco. “Atingir esta idade com a juventude, qualidade, inovação e criatividade que todos reconhecemos a esta instituição não é certamente para todos, apenas e só para os melhores", sublinhou Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete. 
Uma banda que toca há 100 anos... 


No início do seu discurso, o presidente da Câmara de Alcochete, relembrou que este é "um dia particularmente feliz para esta casa, para a vila do Samouco e naturalmente para o nosso concelho. Celebramos com efusiva emoção e alegria o centésimo aniversário da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, 100 anos de vida, 100 anos a elevar com brio e dignidade o nome do Samouco e do concelho”, afirmou Fernando Pinto.
“Atingir esta idade com a juventude, qualidade, inovação e criatividade que todos reconhecemos a esta instituição não é certamente para todos, apenas e só para os melhores. E esta vivacidade e dinamismo só é possível devido à determinação, vontade e esforço acrescido da população do Samouco e das sucessivas direções e restantes órgãos sociais, que envolvidos pelo espírito associativo e cívico, sempre trabalharam para ultrapassar as dificuldades e resolver problemas, projetando a Sociedade Filarmónica para o futuro”, acrescentou o autarca.
Para Fernando Pinto, “foi a soma do labor de todos os dias, ao longo destes 100 anos de existência, que transformou esta coletividade com um cariz identitário muito sui generis num valioso património cultural e numa referência local, nacional e internacional”.
O autarca elogiou a banda de música da sociedade destacando ser “do conhecimento de todos e grande motivo de orgulho as diversas participações da banda em festas populares, romarias religiosas, concertos, espetáculos tauromáquicos por todo o país e também na vizinha Espanha, onde há décadas abrilhanta as Festas de Nossa Senhora das Angústias, em Ayamonte”.

Uma sociedade que já é uma "embaixadora" do concelho 
“Na verdade, a banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense é uma verdadeira embaixadora não só da vila do Samouco, mas de todo o concelho de Alcochete, facto por todos reconhecido e que enquanto Presidente da Câmara, e em nome de todo o Executivo, muito agradeço”, prosseguiu, lembrando ainda “todas as atividades desenvolvidas para além da banda, desde o Coral até ao Hip-Hop, passando pelos bailes de Carnaval, o baile da Pinha e o já famoso e apetitoso Festival das Sopas”.
“Pelo seu enraizamento, as coletividades são lugares onde a dedicação à vida da comunidade se concretiza no seu quotidiano e esta não é exceção. É esta dedicação que importa, hoje e sempre, lembrar e enaltecer, a dedicação dos homens e mulheres que desde o dia 1 de Dezembro de 1919 sonharam e impulsionaram o crescimento desta casa”, sublinhou, elogiando também “o empenho da direção atual que durante este ano promoveu um programa de irrepreensível qualidade para celebrar digna e brilhantemente esta data tão importante”.
Fernando Pinto terminou a sua intervenção “renovando o compromisso deste Executivo no apoio ao movimento associativo em geral e a esta coletividade em particular” e destacou a “forma consciente, rigorosa e emocionada do Executivo Municipal na oferta de dois bombardinos que vão enriquecer o já vasto património e sobretudo proporcionar maiores condições artísticas à Banda e em especial aos respetivos executantes”.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários