“Natal em Grândola” com programa para toda a família

Dinamizar com magia e diversão a quadra Natalícia 

Mercadinho, animação de rua, concertos, animação infantil, workshops e cinema são destaques do programa “Natal em Grândola” promovido pelo Município de Grândola que irá decorrer até 5 de Janeiro em todo o concelho com o objetivo de dinamizar "com magia e diversão esta quadra Natalícia", diz a autarquia. A envolver todas as iniciativas, as luzes de Natal já iluminam com muita cor a vila morena. Este ano são cerca de 150 mil lâmpadas led que dão luz a peças decorativas de grande dimensão, colocadas em espaços públicos emblemáticos e centrais. Mas há mais. Para quem gosta da boa cozinha alentejana, a batata-doce é o ingrediente comum às duas dezenas de pratos que vão ser servidos até ao dia 15 de Dezembro, em sete restaurantes do concelho.
Em Grândola a festa do Natal é para todos 

Assim a estrela de Natal está instalada na rotunda, há uma árvore de Natal com 15 metros de altura, a bola gigante no Jardim 1º de Maio, e as iluminações no Coreto e no edifício dos Paços do Concelho.
O tradicional Mercadinho de Natal já abriu portas ao público na Rua Dr. Jacinto Nunes e oferece uma vasta oferta de artesanato e produtos regionais. Funciona de segunda a sábado.
O Largo São Sebastião, no centro tradicional da vila, tem em permanencia uma instalação natalícia pelo agrupamento de escolas de Grândola. O mesmo espaço, recebeu este sábado o “Natal à Mesa” com degustação e venda de iguarias tradicionais de natal. Na mesma manhã, em vários pontos do comércio local houve música ao vivo com o Grupo Coral e Instrumental do Núcleo dos Amigos do Concelho de Barrancos.
No dia 14, no Largo São Sebastião, a partir das 10 horas há mostra e venda de produtos regionais pelo movimento associativo e produtores locais e em vários pontos do comércio local haverá música ao vivo pelo Ensemble da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense.
O “Natal em Grândola” foi pensado nas famílias e em particular nas crianças. O dia 21 de Dezembro é dedicado aos mais novos com a grande festa “Aqui há Natal” que decorre a partir das 14h45 no Largo São Sebastião e zona envolvente com várias atividades: Parada de Natal, “A Família Natal” pelo ao Luar Teatro, Saltimbancos, Grupos de Dança, Gigantones e Pinhata, Canhão de Neve e Insufláveis, Glutões Doces e os ateliers de Pinturas Faciais da Associação Pattel e da Biblioteca Municipal.
O cinema para as crianças está agendado para dia 14 de Dezembro, com a exibição às 15 horas, no Cine Granadeiro, do filme Frozen 2 – O Reino do Gelo.
A música é outro dos destaques do programa de Natal. Os concertos de Natal vão realizar-se em todas as freguesias do concelho, com espectáculos no Cine Granadeiro, Igreja Matriz de Grândola, Igreja de S. Jorge, no Lousal, Igreja Matriz S. Pedro de Melides, Igreja Matriz de Azinheira dos Barros, Pavilhão Polivalente do Carvalhal e na Igreja de Santa Margarida da Serra.

 Semanas Gastronómicas com sabor a batata-doce 
A batata-doce é o ingrediente comum às duas dezenas de pratos que vão ser servidos até ao dia 15 de Dezembro, em sete restaurantes do concelho.
“Polvo à Gomes de Sá com batata-doce”, “Coelho frito com batata-doce”, “Bacalhau escondido com batata-doce frita”, “Bochechas no tacho com batata-doce”, “Lagartos de porco preto com migas de batata-doce”, “Cataplana de polvo com batata-doce” ou “Cozido à portuguesa com batata doce” são as propostas de pratos principais que constam nas ementas dos restaurantes aderentes. Para sobremesa há deliciosas sugestões: “Pudim de batata-doce com caramelo, “Bolo de batata-doce” ou “azevias de batata-doce”.
As “Semanas Gastronómicas” são promovidas pelo Município de Grândola e "pretendem dar a conhecer e a saborear, ao longo do ano, os produtos mais característicos de cada mês", diz a Câmara da vila Morena.

Agência de Notícias com Câmara de Grândola 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários