Há festa no Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal

Mourisca dá a provar sabores do Sado no fim de semana

Artesanato, música, passeios, exposições e gastronomia estão em destaque na Festa do Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal, que se realiza nos dias 23, 24 e 25 de Agosto. As tasquinhas de gastronomia são um dos principais interesses do certame, dinamizado na Herdade da Mourisca, no qual são servidos, ao longo dos três dias, petiscos tradicionais da região, com destaque para a ostra do Estuário do Sado. Além das tasquinhas gastronómicas, no último dia das festas realiza-se o já habitual concurso de gastronomia, doçaria e licores.
Moinho de Maré em festa até domingo 

A Festa do Moinho de Maré da Mourisca, apresenta um programa que inclui gastronomia, artesanato, música, dança e atividades desportivas. Ostras, mariscos, choco frito, feijoada de choco, arroz de lingueirão, pipis e pica-pau, entre outros petiscos, são servidos com vista para o rio Sado nas tasquinhas de gastronomia, um dos principais pontos de interesses do certame, realizado na Herdade da Mourisca. Outro momento alto da 20.ª edição do certame é o Concurso Gastronómico, em que as diversas tasquinhas dinamizadas pelo movimento associativo das freguesias do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra concorrem pela eleição do melhor prato.
Já os melhores doces e licores apresentados nos stands de produtos regionais concorrem ao 14.º Concurso de Doçaria e ao 14.º Concurso de Licores. Os premiados dos três concursos são anunciados no último dia das festividades, pelas 22 horas. 
O certame, organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca, Câmara de Setúbal e juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, com diversos apoios, conta com um leque diversificado de atividades.
A abertura da festa, que anualmente é visitada por cerca de 30 mil pessoas, está marcada para dia 23, às 19 horas a que se segue, às 20 horas, a inauguração oficial e, uma hora depois, a atuação do conjunto Os Marafados.
O programa prossegue, às 22 horas, com um espetáculo do cantor Jorge Nice e termina com um baile conduzido por Nicole Viviane, a partir das 23 horas.
No dia 24, às 13 horas, são avaliados todos os concorrentes aos concursos de gastronomia, doces e licores, e, a partir das 16 horas, jogos de malha corrida e um torneio de chinquilho animam o certame.
A animação musical tem início às 21 horas com uma atuação de Carina Martins, a que se segue, uma hora depois, o conjunto típico Os Alcorrazes. A fechar a noite, a partir das 23 horas, há baile com Fátima Dias.
O último dia das festas, a 25, tem atividades logo às nove da manhã, com um passeio pedestre, a partir da sede da Junta de Freguesia do Sado, e um passeio de BTT, com saída do recinto. Às 11 horas, é celebrada uma missa campal.
Na parte da tarde, há uma aula de zumba, às 19 horas, e a dança anima o recinto a partir das 19h30, com os ranchos folclóricos da Arrentela e do Forninho e as sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes. A partir das 21 horas, o recinto recebe o grupo de música Banza.
A cerimónia oficial de encerramento da 20.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca decorre às 22 horascom a entrega dos prémios aos vencedores dos concursos de gastronomia, doçaria e licores.
A fadista Susana Martins atua a partir das 22h30 e ainda há tempo para um baile, com início às 23h30, conduzido por André Patrão.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 
Leia outras notícias do dia em 

Comentários