Voluntários levam música ao hospital de Santiago do Cacém

Doentes com cancro do Litoral Alentejano com direito a música ao vivo

Um grupo de voluntários tem levado a cabo a iniciativa “Música no Hospital” no serviço de oncologia e sala de quimioterapia do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém. Esta iniciativa é dirigida tanto a doentes oncológicos como aos seus familiares e profissionais que lhes prestam cuidados de saúde no dia-a-dia. "O objetivo deste projeto é tornar, a todos, mais leve a sua passagem ou permanência na sala de tratamentos de quimioterapia do hospital", diz o grupo. 
Música agrada a quem faz tratamento


"O que distingue esta iniciativa de outras do mesmo género é o facto de esta oferecer sessões musicais mensais, não se tratando apenas de sessões ocasionais, mas de uma preparação e programação anual das mesmas, envolvendo artistas residentes nos vários concelhos do litoral alentejano", conta o grupo de voluntários.
Não são por enquanto conhecidos projetos deste género, com o mesmo tipo de organização e programação, em mais nenhum hospital público no país, existindo apenas, por exemplo, em hospitais no Uruguai, Brasil ou Espanha.
As sessões têm envolvido vários géneros musicais, desde concertos de harpa, violino, guitarra, acordeão, música tradicional portuguesa, blues, entre outros.
As sessões de “Música no Hospital” irão prosseguir, em princípio, também durante "o ano de 2020, incluindo mais intérpretes e géneros musicais no programa, de modo a ir ao encontro das preferências de todas as pessoas", referem os voluntários.

Comentários