Voluntários deram novas cores ao concelho de Setúbal

Seis mil pessoas deixaram Setúbal mais bonita no fim de semana 

Perto de seis mil voluntários de todas as idades participaram, entre sexta-feira e domingo, na nona edição do projeto municipal Setúbal Mais Bonita, que este ano desenvolveu centena e meia de ações de requalificação e embelezamento urbano em todo o concelho. “Com a ajuda de muitos voluntários, Setúbal ficou mais bonita. Obrigada a todos os que deram o seu dia a esta causa que é pela nossa cidade e pelo nosso concelho”, referiu a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, no final das visitas que fez a vários espaços da cidade que beneficiaram de intervenções de melhoria da imagem urbana. Este ano, a iniciativa chegou, uma vez mais, a todo o concelho e envolveu voluntários das cinco freguesias.
Setúbal está agora ainda mais bonita 

A campanha Setúbal Mais Bonita é promovida pela Câmara Municipal, em parceria com as juntas de freguesia e vários apoios mecenáticos, dinamizando ações como pintura de fachadas de edifícios e de outras estruturas do espaço público, reparação de mobiliário urbano e remodelação de áreas verdes.
Parte da Rua Batalha do Viso ficou “de cara lavada”, com uma intervenção realizada na fachada das instalações da APPACDM, que, desenvolvida por elementos da associação e pintada agora de branco, recebe, em breve, um novo projeto de requalificação.
A Arte Urbana teve destaque nesta nona edição do Setúbal Mais Bonita, com uma intervenção realizada pelo coletivo de artistas setubalenses Explicit Citizens, que pintou um mural com extensão de mais de 20 metros na Rua António José Batista.
Vários dos transeuntes que passaram pelas imediações da Praça de Touros Carlos Relvas, ao repararem na nova imagem da rua, teceram comentários positivos. “Bela ideia, fica realmente mais bonito assim. Este muro já precisava de uma pintura e esta está muito bem conseguida”, comentou um morador, enquanto caminhava pelo passeio.
A vista do Miradouro de São Sebastião, sobre a cidade, a serra e o rio, pode ser agora contemplada com novas cores. Este espaço da cidade, junto do Museu do Trabalho Michel Giacometti, foi requalificado por um grupo de 20 voluntários, que deram cor às paredes e aos bancos de pedra que ali servem a população.
“Pintei a parede aqui, aqui e aqui. Pintei ali à frente também. Acho que está muito giro e gostei muito de pintar”, partilhou Matilde, cinco anos, animada ao contar que esteve todo o dia ajudar o pai na pintura do espaço.
Já não é de agora a participação de Henrique Azevedo, pai da pequena Matilde, em projetos deste âmbito. Nem o facto de estar a contribuir para o melhoramento de um espaço da cidade onde não mora o demoveu de arregaçar as mangas.
“Temos participado em várias iniciativas, não só nesta como noutras de limpeza, ambientais e de cidadania. Não moramos aqui. Somos voluntários. Enquanto estou aqui com a minha filha, a minha mulher está como voluntária noutra atividade, a decorrer junto do Parque do Bonfim”, sublinhou Henrique Azevedo enquanto dava os últimos retoques na pintura.
Quem chega à Rua Roberto Ivens não encontra de imediato a intervenção desenvolvida por um grupo de moradores do Bairro Monte Belo, num total de 15 voluntários.
“É muito especial, está escondida”, brincou um morador, enquanto apontava para o local exato onde decorriam os trabalhos. Junto de umas escadas de acesso a um bloco de apartamentos estava em desenvolvimento um mural com a pintura de uma cegonha, numa homenagem às crianças do bairro.
“Era urgente tratar deste muro, então aproveitámos esta ação para avançar. Gostamos de intervir e estamos a trabalhar para aquilo que é nosso, a cuidar do sítio onde vivemos. É importante”, afirmou Carla Rocha, uma das organizadoras do grupo de moradores, juntamente com Carlos Xavier e Alexandre Casimiro.
A criação do mural é da responsabilidade do mestre de obras António Peguinho. O pintor, de 63 anos, morador do Bairro da Camarinha, contou que a inspiração para a pintura surgiu no instante em que olhou para a parede.
“Disseram-me que era para criar ligação com o jardim infantil e que queriam desenhar umas abelhinhas. Achei que a cegonha também ficava bem, porque falaram nas crianças. Depois disto tudo feito, deixamos um espaço livre para que os meninos venham cá pôr as mãos na parede e ficar cá a marca deles”, explicou o mestre.
Finalizada a obra, António Peguinho revelou a ideia que tem para a pintura de outra parede, ali ao lado. “Está ali uma parede em cima que fica bem pintada com umas arcadas romanas e uma paisagem atrás, como se tivesse um fundo. Vamos fazer lá isso”, anunciou, ao mesmo tempo que apontava, com a mão cheia de tinta, para o local que iria pintar.

Voluntários em todo o concelho 
Ações de beleza chegaram a todo o concelho 
As intervenções executadas durante o fim de semana resultaram não só de propostas enviadas por munícipes, mas também por funcionários da Câmara de Setúbal.
A pintura de muros na zona habitacional da Avenida Avelar Brotero e Estrada dos Ciprestes, com a criação de uma composição gráfica baseada no tema “Mar, Serra e Sol”, foi uma das ações desenvolvidas por colaboradores municipais, no caso, do Departamento de Comunicação e Imagem, Relações Públicas e Turismo.
O túnel dos Arcos ganhou nova cor e luz com o projeto “Rio Azul”, executado por funcionários dos Departamentos de Administração e Finanças e das Obras Municipais, que retrataram na parede a imagem do antigo aqueduto de águas que abasteceu Setúbal, e cujas ruínas se mantêm neste local da cidade, com a cor azul como pano de fundo, a representar o rio Sado.
Ali ao lado, na Praceta do Montalvão, funcionários do Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara Municipal, embelezaram o jardim do parque de estacionamento, com a pintura dos muretes e renovação das flores existentes nos canteiros.
“Naturalmente, Setúbal”, foi o nome escolhido para a intervenção realizada pelos voluntários do Departamento de Recursos Humanos da autarquia, na Rua Luís Gonzaga do Nascimento, conhecido naturalista setubalense e fundador do museu Oceanográfico. O verde da Arrábida, o azul do Sado, o amarelo do sol e o roxo da bandeira municipal, foram as cores escolhidas para embelezamento deste espaço.
Na frente ribeirinha, na Avenida José Mourinho, o muro na entrada do Parque Urbano de Albarquel também recebeu novas cores e formas, numa intervenção realizada pelo Gabinete de Reabilitação Urbana da autarquia.
Antes, numa intervenção antecipada para 30 de Maio, realizou-se a pintura de um mural na Avenida Manuel Maria Portela por funcionários da Divisão de Juventude da autarquia, com a colaboração de Ivo Santos, street artist conhecido por Smile.
Estas são apenas algumas das intervenções realizadas no concelho durante os três dias de Setúbal Mais Bonita, no espírito de município participado.
Em Azeitão, executaram-se melhorias nos espaços públicos destinados ao uso da comunidade.
Cerca de meia centena de voluntários pintaram os espaços do anfiteatro do Azeitão Bacalhôa Parque. Também a fachada da Piscina Municipal, um muro na Rua José Augusto Coelho e os muros e pilaretes do parque de Vendas de Azeitão ganharam nova cor.
“Conhecemos o território, avaliamos todas as necessidades. Por exemplo, contemplámos um muro que já havia sido recuperado há alguns anos e que agora estava a precisar de nova pintura. Este ano decidimos executar um trabalho para toda a comunidade, como fizemos no ano passado”, explicou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves.
Do lado oposto do concelho de Setúbal, na freguesia do Sado, concretamente na Rua Henrique Galvão, foi pintada toda a zona exterior circundante à Igreja das Praias do Sado.
Já na freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, o Setúbal Mais Bonita intervém na Rua do Clube Desportivo da Gâmbia, numa iniciativa a desenvolver no fim de semana de 8 e 9 de Junho.
Na mesma freguesia, os elementos da Associação de Moradores da Quinta da Amizade, a par com outros moradores do bairro, reuniram-se para uma intervenção de limpeza de escadarias públicas e de uma pérgula.
A embelezar o concelho há nove anos, o Setúbal Mais Bonita começa sempre pelas escolas, sendo que no dia 31 de Maio, crianças e adultos pertencentes à comunidade escolar desenvolveram ações de beneficiação em vários estabelecimentos de ensino, creches e jardins de infância do concelho.
O Setúbal Mais Bonita, organizado pela Câmara de Setúbal, conta com os apoios das empresas Barbot, Refrige, Pingo Doce, Jumbo, TST e Águas do Sado.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários