Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 28 de junho de 2019

São Pedro de Marateca anima Águas de Moura

Festas arrancam hoje com o regresso das Marchas Populares 

As Festas de São Pedro da Marateca 2019 decorrem até 30 de Junho, em Águas de Moura, com o envolvimento do tecido associativo local. Mantêm, como imagem de marca, a realização das suas marchas populares, há mais de 25 anos. Após o interregno de um ano, regista-se o regresso da Marcha de São Pedro e mantém-se a apresentação da marcha infantil dos Cenourinhas, num programa com uma forte componente musical a par da tradição religiosa, com a procissão em homenagem aos santo padroeiro da freguesia do concelho de Palmela. Além dos desfiles das marchas, esta noite, o destaque da festa vai para a atuação de Belito Campos, no sábado às 22h30 e para a procissão em honra de São Pedro no domingo às seis da tarde. 
Festas de São Pedro já começaram 

As Festas de São Pedro da Marateca decorrem durante três dias na aldeia de Águas de Moura e envolvem toda a comunidade de uma das localidades mais antigas do concelho de Palmela.
O presidente da Associação de Festas, José Baeta, disse as festas "têm um orçamento de 15 mil euros" e que “a nossa cabeça de cartaz é a Marcha de São Pedro, que regressa após um ano de ausência, mas vamos ter outras novidades, como a zona das tasquinhas, que são da responsabilidade de duas colectividades da freguesia, a Associação de Fernando Pó e Os Leões de Cajados”.
A presidente da União de Freguesias do Poceirão e Marateca, Cecília Sousa, destaca que “as festas assinalam também o Dia da Freguesia de Marateca, que no dia da inauguração realiza-se a sessão solene e no dia 29 de Junho, teremos uma atividade inédita na Fonte Centenária com uma iniciação ao mergulho e na avenida da Liberdade receberemos os Mercadinhos D’A Moura”.
O regresso da Marcha de São Pedro, que se junta à Marcha Infantil dos Cenourinhas é encarado como “a maior referência das festas, que envolve centenas de pessoas e mais de 60 crianças”, mas “há todo um forte dinamismo da comunidade que quer em cada ano fazer as melhores festas de sempre”, diz José Baeta.
A União das Freguesias é o principal patrocinador das festas com um apoio financeiro de quatro mil euros, sete mil de apoio logístico e cedência de 10 pavilhões contabilizados em dois mil euros.
Recorde-se que a Câmara de Palmela atribuiu à organização do evento um apoio financeiro no valor de 3.500 euros, estimando-se, ainda, uma apoio logístico e em transportes de três mil euros.
Para Álvaro Amaro existe “um trabalho empenhado da Associação com um salutar bairrismo para levar, cada vez mais alto, o estandarte da Marateca”. O presidente da Câmara de Palmela lembra que “existe gente empolgada e que faz acontecer esta reafirmação da tradição de um dos lugares mais antigos do concelho de Palmela” O autarca destaca “o aniversário da freguesia em simultâneo com a vitalidade de projectos onde têm estado em destaque os espaços das lojas dos vinhos e de enoturismo, que contribuem para a valorização do território” e anuncia “vamos avançar com o arranjo dos espaços exteriores de Fernando Pó dentro de duas semanas” para dotar a localidade de melhores condições.

Destaques do programa
 O desfile da Marcha Infantil dos Cenourinhas marca o início dos festejos já esta sextas-feira. A noite termina com o desfile e Marcação da Marcha de São Pedro da Marateca. No sábado, dia 29 de Junho, a manhã terá como destaque os Mercadinhos D’ Moura e a iniciação ao Mergulho na Fonte no âmbito das Comemorações do Dia da Freguesia. A noite começa com sardinhada, pão e vinho, seguindo-se a actuação do Rancho Folclórico de Fernando Pó e terminando com o espectáculo de Belito Campos.
A manhã do ´ultimo dia das festas, domingo, começa com o 3º Passeio de Motorizadas, seguindo-se a missa de São Pedro, presidida pelo vigário geral da Diocese de Setúbal, D. José Lobato e à tarde realiza-se a procissão com homenagem ao Santo Padroeiro São Pedro. O presidente da Associação aproveita para fazer um agradecimento especial à Fanfarra dos Bombeiros Voluntários do Montijo, que irá acompanhar a procissão. As festas terminam com os desfiles e marcações da Marcha Infantil dos Cenourinhas e da Marcha de São Pedro de Marateca.

Programa:
Dia 28 de junho | Sexta-feira

19h00 Sessão Solene – Comemorações do Dia da Freguesia de Marateca
Espaço Cultural Multiusos de Águas de Moura
(Org.: União das Freguesias de Poceirão e Marateca)
20h00 Abertura das Festas
Desfile da Marcha Infantil dos Cenourinhas
(Centro Comunitário de Águas de Moura)
21h00 Marcação da Marcha infantil “Os Cenourinhas”
21h30 Baile com Flávio Oliveira
22h30 Desfile e Marcação da Marcha de São Pedro de Marateca
Continuação do Baile com Flávio Oliveira

Dia 29 de junho | Sábado

09h00 Mercadinhos D’A Moura (até às 13h00)
(Org,: Câmara Municipal de Palmela e União das Freguesias de Poceirão e Marateca)
09h00 Iniciação ao Mergulho na Fonte – no âmbito das Comemorações do Dia da Freguesia
(até às 13h00)
(Org.: União das Freguesias de Poceirão e Marateca com o apoio da Palmela Desporto)
TELA – Serenatas Andejas
19h00 Sardinhada, pão e vinho
20h30 Atuação do Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó
21h00 Baile com Luís Rosa
22h30 Espetáculo com Belito Campos
Continuação do Baile

Dia 30 de junho | Domingo
10h00 3.º Passeio de Motorizadas
11h15 Missa de S. Pedro, presidida pelo Reverendo Padre Vigário Geral da Diocese de Setúbal, José Aires Lobato
13h00 Almoço do Passeio de Motorizadas
18h00 Procissão em Homenagem ao Santo Padroeiro S. Pedro
20h00 Baile com João Tendeiro
21h30 Marcação da Marcha infantil “Os Cenourinhas”
22h00 Marcação da Marcha de S. Pedro da Marateca
Continuação do baile com João Tendeiro até às 00h00

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010