Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Festas de São Pedro arrancam hoje no Seixal

Anselmo Ralph, Raquel Tavares e Bárbara Bandeira animam festas populares 

Anselmo Ralph, Raquel Tavares, Toy, David Antunes, Anjos e Bárbara Bandeira, são as atrações musicais das Festas Populares do Seixal, que começam esta sexta-feira e incluem o terceiro Festival Náutico do concelho. As marchas populares das escolas e jardins-de-infância, no sábado, a marcha das canas, no dia 29 de Junho e o festival de folclore são outros momentos de interesse nas festas do Seixal. No âmbito do festival náutico, estão previstas várias iniciativas, onde se incluem as visitas à caravela Vera Cruz e um desfile de embarcações tradicionais do Tejo, que reúne cerca de 30 varinos, botes de fragata, catraios ou canoas. Bailes em coletividades, concertos de bandas de música, arraiais populares e a Procissão em Honra a São Pedro, que terá lugar às 18 horas do dia 29 de Junho são outros motivos de interesse das Festas Populares do Seixal. Este ano, a autarquia vai acabar com copos de plástico nas festas populares do concelho. 
Marcha das Canas é uma das tradições das festas 


Concertos, desfiles de embarcações tradicionais e de recreio, mostra de artesanato e gastronomia, festival náutico e animação de rua são algumas das atividades que integram a programação das tradicionais Festas Populares de São Pedro no Seixal, entre os dias 21 e 30 de Junho. Para além das atividades mais lúdicas, estas festividades são conhecidas por incluírem celebrações religiosas dedicadas ao padroeiro dos pescadores. Uma das mais significativas é a Solene Procissão em Honra a S. Pedro que está marcada para o dia 29 de Junho, às 18 horas.
Na madrugada que antecede o dia 29 de Junho - Dia de São Pedro - é costume realizar-se um baile popular que culmina com a Marcha das Canas.
A tradicional Marcha das Canas acontece no dia 29 de Junho, sábado, às oito da manhã. Os participantes, acompanhados de uma charanga improvisada com músicos da terra, marcham de toalha branca ao ombro até à Quinta Grande onde lavam a cara. Regressam cantando com uma cana onde hasteiam a toalha. É uma das tradições mais importantes do dia de São Pedro, feriado municipal.
Já entre a programação musical, destaque para os concertos de Raquel Tavares (22), Anjos (23), Los Cavakitos (26), Toy (27), Bárbara Bandeira (28), David Antunes (29) e Anselmo Ralph (30). O mesmo local recebe ainda projetos musicais das escolas, com espetáculos rock e tributos a Bon Jovi e Queen.
As bandas das sociedades filarmónicas centenárias do Seixal atuam no Largo da Igreja, onde também se realizam os tradicionais bailes populares e espetáculos folclóricos.
Ao longo da frente ribeirinha não vão faltar espaços de animação, gastronomia e artesanato.
Consulte aqui o programa oficial das Festas Populares de São Pedro, no Seixal. 

Festival Náutico Baía do Seixal acompanha festas 

É com passeios em embarcações tradicionais do Tejo, a partir das 16 horas, e com a chegada da caravela Vera Cruz à Baía do Seixal, por volta das 17h45, que se dá início neste sábado, 22, ao Festival Náutico Baía do Seixal, organizado pela câmara municipal, em parceria com a Aporvela - Associação Portuguesa de Treino de Vela e o Movimento Associativo local.
O momento alto, neste primeiro dia, acontece às 18h30, com um desfile de embarcações tradicionais do Tejo, que reúne cerca de 30 varinos, botes de fragata, catraios ou canoas. O programa, que se estende até dia 30, inclui ainda o treino de mar a bordo da caravela Vera Cruz, que também pode ser visitada gratuitamente durante os dias do festival, bem como passeios em embarcações tradicionais, mediante inscrição prévia, com levantamento do bilhete até uma hora antes do embarque, presencialmente, no Posto Municipal do Seixal.

Autarquia vai acabar com copos de plástico nas festas populares
Este ano, lembre-se, na defesa do ambiente , a Câmara do Seixal aprovou uma tomada de posição apresentada pelos vereadores do PS em defesa de um concelho mais amigo do ambiente e, por isso, onde se utilize menos o plástico.
Refere o texto aprovado em reunião de Câmara [em Março] que o plástico é um componente orgânico de polímeros sintéticos produzido com base no petróleo, que serve de matéria-prima para o fabrico dos mais variados objetos e com uma durabilidade elevada, mas também com elevados riscos ambientais, sendo os oceanos uma das potenciais vítimas deste produto.
A seguir aponta para “as festividades de verão no concelho do Seixal [onde é] expectável o uso massivo de copos em plástico, com vários tamanhos e usos. Como solução, o documento vem fomentar o “Incentivo à reutilização dos copos tradicionais”, enquanto medida urgente e necessária para tornar as festividades mais amigas do ambiente.
“Assumidamente existem alternativas aos copos de plástico e, por conseguinte, aprovar medidas tendentes à promoção da utilização mais sustentável de recursos, privilegiando a proteção ambiental”, diz ainda a posição.
A isto, a tomada de posição acrescenta que “o plástico descartável, de utilização única, passou a ser proibido na administração pública e no setor empresarial do Estado”, pelo que várias autarquias já estão a dar o exemplo, mostrando que “é possível alterar hábitos ambientais, tendo anunciado novas medidas até 2020”.
Depois de enquadrar toda a questão ambiental, o documento termina a requerer uma tomada de posição onde pretende que a autarquia do Seixal “fomente medidas de redução de copos descartáveis com a sua reutilização nas festas populares do concelho, privilegiando também a utilização de copos reutilizáveis ecológicos”.
Sobre esta matéria o presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, lembrou que “os oceanos estão em perigo devido à sobre-exploração, às alterações climáticas, à acidificação, à poluição e ao declínio da biodiversidade, pelo que a autarquia está a trabalhar para fomentar diversas medidas entre as quais a redução de copos descartáveis com a sua reutilização nas festas populares do concelho do Seixal”.

Agência de Notícias 

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010