Alcochete está em festa este fim de semana

Festas de São João e Festival Internacional de Papagaios animam vila até segunda-feira 

Alcochete está em festa este fim de semana. Este sábado arrancam as Festas em honra de São João Baptista que assinalam a fé sentida pelos populares no Santo Padroeiro de Alcochete. Manifestações religiosas, fogueiras, arraiais, bailes populares são algumas das componentes que integram a programação. Mas a festa não se resume aos "santos" e o verão vai começar com muita cor e diversão para os lados da praia dos Moinhos, no regresso do Festival Internacional de Papagaios de Alcochete que decorre no sábado e domingo. Participam equipas de Alemanha, China, Espanha, França, Bélgica, Itália, Inglaterra, Suíça e Portugal que vão encher de cor o céu de Alcochete com as mais variadas coreografias em voos sincronizados e lançamento de papagaios estáticos gigantes. No evento não faltarão também atividades para toda a família, crianças inclusive e a 11ª edição do festival noturno, este sábado a partir das 22 horas.  
Festival Internacional de Papagaios anima Alcochete


A entrada no verão em Alcochete faz-se com o Festival Internacional de Papagaios de Alcochete. Este fim de semana de 22 e 23 de Junho, a animação está garantida na praia dos Moinhos, numa organização da Associação Cabeças no Ar…te com a Câmara de Alcochete.
Participam na 17ª edição do Festival Internacional de Papagaios de Alcochete equipas de Alemanha, China, Espanha, França, Bélgica, Itália, Inglaterra, Suíça e Portugal que vão encher de cor o céu de Alcochete com as mais variadas coreografias em voos sincronizados e lançamento de papagaios estáticos gigantes.
Os ateliês de papagaios para crianças, o lançamento de rebuçados, recriações históricas, são outros atrativos deste fim de semana de Junho.
Mas a animação não fica por aqui. Este sábado, das 22 à meia-noite há o Festival Noturno que conta com a presença das equipas convidadas com papagaios luminosos e iluminados com holofotes, demonstrações de dança que nos chegam através da Dance Fusion Academia de Dança, e oferta de balões luminosos.
"Não perca esta oportunidade para passar um fim de semana diferente, com muita cor e diversão", sublinha a autarquia. 

A tradição do São João em Alcochete

Alcochete entra na rota dos Santos Populares e entre os dias 22 e 24 de Junho celebra o seu santo padroeiro com as Festas em honra de São João Baptista. Cerimónias religiosas, música e muita animação integram a programação, com destaque para a bênção da fogueira na noite de 23, e para a procissão em honra de São João Baptista, no dia 24, feriado municipal.
As Festas em honra de São João Baptista assinalam a fé sentida pelos populares no Santo Padroeiro de Alcochete. Manifestações religiosas, fogueiras, arraiais, bailes populares são algumas das componentes que integram a programação.
Em Junho, por ocasião dos Santos Populares, realizam-se em Alcochete as Festas Populares em Honra de São Baptista, que congregam nos dias em redor do feriado municipal, assinalado a 24 de Junho, momentos de alegria e de grande religiosidade.
Como é tradição nas festas populares, na noite de 23 de Junho, em diversas ruas ou largos da Vila, são ateadas pequenas fogueiras, mas só após a bênção, pelo pároco local, da grande fogueira em honra do Santo, numa cerimónia que reúne dezenas de populares no Largo de São João.
Por toda a Vila ouve-se o estalar das canas e é comum a queima do tradicional alho-porro e de algumas ervas aromáticas, como alecrim e rosmaninho. Entre os mais novos e mais afortunados há quem goste de saltar por cima da fogueira, e outros que preferem participar nos bailes populares.
No dia 24 de Junho, Dia de São João, a Procissão em Honra do Santo Padroeiro é um dos momentos altos das festividades, marcado também pela bênção dos barcos.

Programa
Sábado, 22 de Junho


18h30 | Igreja Matriz
Santa Missa

22h00 | Largo da República (Largo do Salineiro)
Concerto pela banda 4bid

Domingo, 23 de Junho
11h30 | Igreja Matriz
Santa Missa

22h00 / Bênção da Fogueira | Largo de São João
Missa da Vigília do Nascimento de São João Baptista | Igreja Matriz

23h00 | Largo de São João
Confraternização popular com animação musical pelo artista Veríssimo

23h00 | Largo da República (Largo do Salineiro)
Música pelo Dj GAMIIX

Segunda-feira, 24 de Junho (feriado municipal)
18h30 / Missa da Solenidade do Nascimento de São João Baptista | Igreja Matriz
Solene Procissão em honra de São João Baptista | Núcleo antigo da vila de Alcochete
22h00 | Av. 5 de Outubro
Atuação da Marcha do Castelo


Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários