12ª Feira Medieval de Alhos Vedros começa hoje

Alhos Vedros regressa quatro dias ao reinado de D. Fernando

A partir de hoje, a vila de Alhos Vedros (Parque das Salinas e zona envolvente) regressa ao passado, à época dos réis e princesas, à época dos duelos e da burguesia, do clero e do povo que vinha vender e comprar às grandes feiras das vilas com foral. A 12ª edição da Feira é dedicada ao Rei D. Fernando. A Feira Medieval de Alhos Vedros distingue-se pela diversidade do seu programa, com destaque para os torneios e os desfiles. A Feira Medieval, que ano após ano atrai cada vez mais visitantes, apresenta um programa vasto e diversificado com combates e torneios, animação circense, música, danças palacianas e danças orientais, aves de rapina e cobras, tasquinhas, artesanato nacional, desfiles, jogos medievais, cães, música, teatro de marionetas e muito convívio nos palcos e nas tabernas. A animação histórica só acaba domingo e merece a sua visita.
Alhos Vedros recua ao tempo de D. Fernando 

Entre sexta e segunda-feira, a Feira Medieval volta a transformar a vila de Alhos Vedros, este ano, com o tema o curto reinado de D. Fernando que ficou para a história apelidado de "o Formoso", "o Belo" e "o Inconstante".
Milhares de visitantes são, uma vez mais, esperados nesta edição da Feira Medieval que irá decorrer entre o Largo da Igreja, o Largo da Festa, o Parque das Salinas, o Largo da Misericórdia e a Rua 5 de Outubro, no centro da vila de Alhos Vedros.
A Feira Medieval de Alhos Vedros distingue-se pela diversidade do seu programa, com destaque para os torneios e os desfiles e voltas ao burgo. De realçar ainda as animações e os espetáculos de rua, a animação musical, os acampamentos e a participação de centenas de expositores.
Pelo burgo da vila antiga haverá cantigas de bem e mal dizer, tambores e comidas de outros tempos. Moedas antigas, lutas e glórias dos cavaleiros de aquém mar. Feiras, mulheres que adivinham o futuro e todas as personagens – reais e imaginárias – que marcaram o reinado do Rei D. Fernando.
As histórias cruzam-se com os mitos e pelas ruas da vila de Alhos Vedros, haverá tanta história real para se reescrever. De acordo com a Alius Vetus – Associação Cultural Histórica e Património – que organiza desde sempre a Feira Medieval da vila, são esperadas “milhares de pessoas, atraídas pelo exotismo da recriação de uma feira medieval”.
E com tanta gente vinda do futuro que se mistura com outras gentes do passado, com mistura de feirantes antigos e compradores da era moderna, o climas é de festa, comer à bruta, bailar madrugada fora e festejar à grande.
O programa de animação inclui combates e torneios, animação circense, música, danças palacianas e danças orientais, aves de rapina e cobras, tasquinhas, artesanato nacional e oriental, desfiles e muito convívio.
Em simultâneo com a Feira Medieval, decorrerá a 9ª Mostra de Artesanato Local, destinada aos artistas da terra.
A Feira Medieval de Alhos Vedros é promovida pela Alius Vetus – Associação Cultural História e Património, com o apoio da Câmara da Moita, Junta de Freguesia de Alhos Vedros, Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, CERCIMB, Agrupamento de Escolas José Afonso, Agrupamento 688 do Corpo Nacional de Escutas, GNR, Comércio e Indústria Local.
A entrada é gratuita.

Agência de Notícias

Comentários