Obra requalifica Avenida Álvaro Cunhal em Setúbal

Autarquia requalifica avenida estruturante da cidade  

"A memória de Álvaro Cunhal é evocada em avenida setubalense, de nome homónimo, agora embelezada com desenhos do líder histórico comunista realizados enquanto preso político e requalificada com novas soluções de mobilidade urbana", explica a Câmara de Setúbal em comunicado. As obras de beneficiação, dotam a Avenida Álvaro Cunhal, no troço compreendido entre as rotundas do Monte Belo e dos Golfinhos (Praça 25 de Abril), "de renovadas condições de usufruto, com o reperfilamento da rede viária e pedonal, incluindo uma ciclovia, o reforço da iluminação e um novo arranjo paisagístico", sublinha a autarquia. O investimento municipal superior a 300 mil euros incluiu intervenções na infraestrutura viária, com estreitamento da faixa de rodagem e a criação de uma zona pedonal no lado norte da avenida. 
Autarquia investe 300 mil euros na avenida 


Na placa central, além de um novo apontamento ajardinado, com áreas de relvado e novos espécimes arbóreos, há agora cinco painéis de grandes dimensões, em madeira e iluminados, com desenhos elaborados por Álvaro Cunhal, entre 1951 e 1959, enquanto preso político do fascismo.
“Desenhos da Prisão” dá título à mostra que é partilhada no espaço público, com parte dos desenhos elaborados durante os sete anos de rigoroso isolamento na Penitenciária de Lisboa e no Forte de Peniche a ser inaugurada precisamente no dia em que o homenageado completaria 105 anos.
“Esta avenida é a singela homenagem setubalense a Álvaro Cunhal, comunista, antifascista, democrata e secretário-geral do PCP, que, ao longo da sua vida, elegeu como combate primordial a luta pela democracia”, sublinhou na inauguração das obras a presidente da Câmara  de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Investimento de 300 mil euros 
O investimento municipal superior a 300 mil euros incluiu intervenções na infraestrutura viária, com estreitamento da faixa de rodagem e a criação de uma zona pedonal no lado norte da avenida, que passou, igualmente, a estar dotada de duas novas áreas de atravessamento para transeuntes.
Para a autarca, as beneficiações executadas naquela que é uma das principais entradas da cidade conferiram mais e melhores condições de usufruto e de segurança naquela avenida, sobretudo a nível pedonal, além de uma nova dignidade, reforçada pelo nome que desde 2013 a identifica.
“O nome de um homem que moldou o século XX português e que é, sob qualquer perspetiva, uma das mais importantes personalidades da nossa história contemporânea”, realçou a presidente da autarquia setubalense, para depois destacar a importância das intervenções realizadas.
Maria das Dores Meira frisou que, “por demasiado tempo, [a Avenida Álvaro Cunhal] foi um espaço desqualificado, onde quem anda a pé não era bem-vindo e no qual se praticava o estacionamento abusivo”, situação agora alterada naquela artéria que atravessa as áreas residenciais do Monte Belo.
Paralelamente à requalificação daquele troço da Avenida Álvaro Cunhal impulsionada recentemente pela Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de São Sebastião executou na Rua Fernão Lopes, localizada nas imediações, um conjunto de melhorias ao nível de estacionamento, drenagem de águas e mobilidade pedonal.
“Estamos a construir um concelho melhor, com mais oportunidades para todos, com maior capacidade de atração e sempre aberto a todos os que queiram connosco fazer mais cidade, mais Setúbal”, salientou Maria das Dores Meira.
A requalificação inaugurada no dia 10 é o mais recente exemplo desta estratégia, destacou a autarca. “Uma avenida que é símbolo de liberdade, pois é também nas ruas e avenidas, ontem como hoje, que se luta e constrói a esperança que desagua num futuro melhor”, sublinhou Maria das Dores Meira.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários