Grândola recebe feira do Chocolate este fim de Semana

O certame "mais doce do Alentejo" está de volta com muitas surpresas 

A Feira de Chocolate está de regresso a Grândola para a sua 12.ª edição, prometendo um fim de semana doce e recheado de muita animação entre esta sexta-feira e domingo. O Parque de Feiras e Exposições vai acolher mais de 60 expositores de mostra e venda de chocolate, além da gastronomia regional no espaço das tasquinhas e da presença de conceituados 'chefs', que durante os três dias do certame vão dinamizar o espaço do 'Show Cook'. José Malhoa, reconhecido cantor português de música popular, promete animar a primeira noite com os seus temas mais antigos, enquanto no sábado a boa disposição e o humor estão garantidos com o Rouxinol Faduncho. No domingo, 11, o magusto nas Tasquinhas é a principal atração, com a presença de António Santos,  recordista do Guinness com a estátua alusiva ao São Martinho. Esta é a feira mais doce do Alentejo e, muito provavelmente, do distrito de Setúbal. 
Feira decorre até domingo 



A vila de Grândola vai dedicar três dias ao chocolate, entre sexta-feira e domingo, com uma feira que, este ano, assinala também o São Martinho.
Na 12.ª edição da Feira de Chocolate, que se realiza no Parque de Feiras e Exposições de Grândola, não vão faltar “tentadores motivos” para visitar a vila alentejana, num fim de semana “doce” e “recheado de muita animação”, segundo divulgou o município, promotor do certame.
“Todos os anos temos novidades tanto na mostra como na venda de chocolate e uma animação de rua itinerante com estátuas, gigantones e bobos de chocolate, marionetistas e animação circense para animar os visitantes”, realçou à agência Lusa Carina Batista, vereadora da Câmara de Grândola.
Chocolates artesanais, bombons, espetadas de fruta e chocolate, bolos, licores, crepes e outras tentações à base de chocolate, produzidas de norte a sul do país, podem ser encontradas nos mais de 60 expositores presentes no certame.
“Todos os anos procuramos apresentar chocolates diferentes e misturas desta iguaria com ingredientes tradicionais da região e outros que não são usuais. Por isso, quem visitar esta feira vai embarcar numa descoberta de sabores”, acrescentou a autarca.
O município investe anualmente “cerca de 30 mil euros” para promover um dos ingredientes mais usados no mundo, mas que “não tem tradição” em Grândola, contudo constitui uma temática que a autarquia diz ser “apetecível”.
“Agrada aos crescidos e aos mais pequenos e enquanto feira temática já está consolidada, com um público fiel e que todos os anos ganha novos visitantes, precisamente, porque o chocolate é universal e surge numa altura do ano em que as pessoas aproveitam para fazer algumas compras de Natal”, referiu.
O certame vai contar também com a presença de vários chefes, que, durante os três dias, vão dinamizar o espaço do ‘show cook’, onde serão confeccionadas “autênticas iguarias” à base de chocolate.
“Este ano, o espaço do ‘show cook’ vai ser transferido para a nave central do recinto e vamos contar com alguns chefes que são residentes na feira, chefes de restaurantes do concelho e, pela primeira vez, o chefe do Hotel Sublime Comporta que vai trazer algumas iguarias”, adiantou a autarca.
Além da animação musical, a Feira de Chocolate vai juntar os sabores do São Martinho com um magusto, no último dia do certame, com a participação das associações do concelho e de um vendedor de castanhas “especial”, o recordista do ‘Guinness’ com a estátua alusiva ao São Martinho.
Durante a primeira quinzena deste mês está a decorrer também a Semana Gastronómica do Chocolate e São Martinho em 17 restaurantes do concelho e onde não faltam ementas onde “o chocolate, as castanhas, a batata doce e o vinho novo” são os atractivos.

Agência de Notícias com Lusa 


Comentários