Palmela recupera sede do Grupo Desportivo de Rio Frio

Intervenção na sede apoiada com quatro mil euros pela Câmara Municipal

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, em reunião pública, a atribuição de um apoio financeiro no valor de quatro mil euros ao Grupo Desportivo de Rio Frio, na freguesia de Pinhal Novo, como comparticipação municipal para a continuação das obras de recuperação da sua sede. A sede desta coletividade sofreu, em 2016, um desabamento integral do telhado do salão principal, comprometendo a sua atividade regular. Na altura a autarquia atribuiu um apoio de três mil euros para "contenção da estrutura existente, impedindo novo colapso". 
Sede do GD Rio Frio serve de ponto de encontro 


O Grupo Desportivo de Rio Frio, uma das coletividades mais importantes da freguesia de Pinhal Novo, esteve um largo período sem dirigentes e, face às dificuldades, viu a sua atividade bastante reduzida. Com a eleição de um novo corpo dirigente, em Junho de 2016, esta coletividade, fundada no dia de Natal de 1925, está a retomar o seu funcionamento normal, sendo a recuperação do seu património histórico uma das prioridades.
Embora a associação continue a desenvolver esforços e atividades de angariação de fundos para a recuperação do edifício e o mesmo já tenha sido alvo de apoio municipal para a fase inicial de consolidação, "esta obra, de grande porte, acarreta custos financeiros muito elevados que a associação não tem condições de suportar, daí ter solicitado à Câmara Municipal apoio para a sua realização", diz a câmara de Palmela. 
"A Câmara de Palmela tem acompanhado a situação do Grupo Desportivo de Rio Frio em permanência e, além deste apoio financeiro, tem prestado o apoio logístico necessário à realização das atividades", diz fonte do município ao ADN.  
O Grupo Desportivo de Rio Frio, fundado em 1925, é um polo de dinamização e espaço de encontro na comunidade rural onde se insere, sendo o seu património etnográfico um dos mais ricos do concelho, com um arquivo documental de interesse municipal.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários