Palmela comemora semana da mobilidade até 22 de Setembro

'Combina e Move-te' arranca a 16 de Setembro em Pinhal Novo

O município de Palmela associa-se à Semana Europeia da Mobilidade 2018, que decorre de 16 a 22 de Setembro, com o tema “Multimodalidade” e slogan 'Combina e Move-te'. "Sensibilizar os cidadãos para o impacto que as soluções individuais de mobilidade têm na comunidade e para os potenciais benefícios da adoção de boas práticas para o ambiente, saúde e qualidade de vida" são os objetivos centrais do programa comemorativo promovido pela Câmara de Palmela e entidades parceiras. "Os operadores de transporte público também se associam a esta iniciativa, através da oferta ou promoção de bilhetes de comboio a quem se fizer acompanhar de bicicleta, e através da divulgação", refere a autarquia. As comemorações decorrem em Palmela e Pinhal Novo. 
Semana da mobilidade decorre de 16 a 22 


As comemorações têm início no dia 16, com uma ação de formação teórico-prática sobre Eco-condução, dirigida à população em geral, onde se procura sensibilizar os participantes para uma condução preventiva face aos principais riscos rodoviários e condução eficiente em termos de consumos e emissões de CO2.
Dia 18, na Praça da Independência, em Pinhal Novo, irão decorrer, as Eco Voltas Solidárias, com a organização da EcoKart Portugal, onde os participantes podem experimentar um kart elétrico. "Esta iniciativa pretende, de uma forma lúdica, sensibilizar os cidadãos para as vantagens do uso de veículos alternativos e, simultaneamente, contribui com um donativo voluntário, por parte de cada participante, para uma instituição de solidariedade social", explica a autarquia em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. 
No dia 22, o Centro de Recursos para a Juventude de Pinhal Novo recebe a ação de formação “Condução de Bicicleta em Meio Urbano”, destinada ao público em geral. 
Esta ação de formação teórico-prática, que pretende dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam usar a bicicleta e circular na estrada em segurança e com confiança, enquadra-se na iniciativa da Área Metropolitana de Lisboa com realização de passeios de bicicleta em simultâneo nos 18 municípios abrangidos. 
Ainda no dia 22, acontece a “5.ª Pedalada Noturna”, um passeio de bicicleta, destinado à população em geral, que percorrerá o Centro Histórico de Palmela e trilhos do Parque Natural da Arrábida, com uma distância de cerca de 25 quilómetros.
Durante toda a semana decorre a oferta de títulos de transporte para o circuito urbano de Pinhal Novo em troca de Óleos Alimentares Usados e o miniautocarro do Centro Histórico, bem como os autocarros de transporte escolar e as viaturas do Executivo, serão movidos a biodiesel produzido através de Óleos Alimentares Usados recolhidos no nosso território, através dos 31 oleões exteriores colocados na via pública e 26 barricas colocadas em escolas e instituições aderentes. 
Recorde-se que, desde Janeiro e até início do mês de Junho foram recolhidos 1.550 litros de Óleos Alimentares Usados.
"Os operadores de transporte público também se associam a esta iniciativa, através da oferta ou promoção de bilhetes de comboio a quem se fizer acompanhar de bicicleta, e através da divulgação", refere a autarquia.
O programa da Semana Europeia da Mobilidade inclui, ainda, a “Hora do Conto” dedicada à mobilidade - iniciativa que se prolonga pelo mês de Outubro e é dinamizada pela Rede Municipal de Bibliotecas - e a exibição, nos Balcões de Atendimento, de curtas-metragens sobre o mesmo tema.

Programa:
16 Setembro | 9h30-13h30 | Centro de Recursos para a Juventude, Mercado Municipal de Pinhal Novo
Curso de Eco-condução
Destinatários: público com licença da categoria B (inscrição obrigatória)
Formação: CR&M, Formação Ativa de Condução

18 Setembro | 9h30-18h30 | Praça da Independência, Pinhal Novo
Eco Voltas Solidárias
Experimentação de kart elétrico. Sensibilização para o uso de veículos alternativos.
Org.: Câmara Municipal de Palmela e Eco Kart Portugal

22 Setembro
9h30-13h30 | Centro de Recursos para a Juventude, Mercado Municipal de Pinhal Novo
Formação Condução de Bicicleta em Meio Urbano
Inscrição obrigatória
Formação: bike.POP

20h30 | Largo S. João, Palmela
5.ª Pedalada Noturna
Passeio de bicicleta noturno, percorrendo o Centro Histórico de Palmela e trilhos do Parque Natural da Arrábida.
Org.: Câmara Municipal de Palmela e Gopersports/BikeExperience
Apoio: Biovilla

16 a 22 de Setembro
Viagens por OAU
Oferta de títulos de transporte para o circuito urbano de Pinhal Novo em troca da entrega de uma garrafa de Óleo Alimentar Usado (OAU).
Apoio: Junta Freguesia Pinhal Novo/Traviama

OAU'tocarro – Energia Sustentada
Miniautocarro do Centro Histórico e viaturas do executivo movidos a biodiesel (aproveitamento de Óleos Alimentares Usados).

Curtas “A Mobilidade” *
Apresentação de clipes/curtas metragens nos balcões de atendimento ao público.

Setembro/Outubro
Estórias de Mobilidade
Hora do conto alusiva ao tema da mobilidade dirigida ao 1.º ciclo e ensino pré-escolar.
Inscrições obrigatórias (gratuitas e limitadas): ambiente@cm-palmela.pt | 212336690.
Org.: Câmara Municipal de Palmela.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários