Escola e parque infantil do Passil foram requalificados

Alunos regressam às aulas numa escola "quase nova" 

O executivo da Câmara de Alcochete, acompanhados pela diretora do Agrupamento de Escolas de Alcochete, pela comunidade educativa e escolar local e por munícipes, estiveram no arranque do ano letivo, na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim-de-Infância do Passil e no parque infantil público para inaugurar as obras de requalificação dos referidos espaços. Para o presidente da autarquia, “é muito gratificante sentir que as crianças, as docentes, auxiliares e toda a população do Passil ficaram contentes, animadas e sobretudo motivadas para o ano letivo que agora se inicia”, disse Fernando Pinto. 
Passil ganha novas salas de aula 

“Foi com muita emoção mas sensivelmente com sentido de dever cumprido que inaugurámos as requalificações da escola básica e jardim-de-infância do Passil e o parque infantil”, disse o presidente da Câmara de Alcochete. O autarca disse ainda que focou “de coração cheio porque senti esse brilho de felicidade no olhar de quem nos esperava no Passil”, acrescentou.
Com uma capacidade para 75 crianças no total das duas salas do 1.º ciclo do ensino básico e de uma sala de pré-escolar, a Escola do Passil beneficiou de obras de requalificação que envolveram a reparação do telhado, a colocação de tecto falso em pladur na sala dos professores, casas-de-banho e corredores, reparação e pintura de portas e janelas, afagamento e envernizamento do chão em tacos de madeira, colocação de estores em pvc nas janelas e reparação dos existentes, remodelação da instalação elétrica com colocação de projetores LED, instalação de um novo sistema de deteção de incêndios, colocação de ar condicionado em todas as salas (incluindo no Jardim-de-infância), renovação das casas-de-banho e a pintura interior e exterior do edifício, incluindo os muros e reparação da vedação.
A Escola do Passil foi ainda equipada com equipamento informático e acesso à internet e vai ainda beneficiar com a aquisição de novo mobiliário.
No recreio foi colocado um pavimento tipo pavê na zona frontal à escola para permitir que as crianças possam brincar num espaço que era de terra batida, foram reparados todos os equipamentos infantis junto ao jardim-de-infância, instalado um novo equipamento nesta zona do recreio, colocado pavimento em borracha amortecedor de quedas em todos os locais onde há equipamentos lúdicos e executado um acesso pavimentado ao bebedouro.
Depois da visita ao estabelecimento escolar, seguiu-se a inauguração do parque infantil público, que estava bastante degradado e que agora foi dotado de condições de lazer e estadia com pavimentação em betão e colocação de piso amortecedor e pintura do muro que delimita o parque.
O parque infantil tem agora um novo portão e dois novos equipamentos infantis, um “balancim” e um “multifunções”, para além de ter sido restaurado o baloiço existente e ter sido colocado novo mobiliário urbano: um bebedouro, uma papeleira e três bancos de jardim em madeira.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários