Aires e Águas de Moura têm escolas requalificadas

Em Palmela continua o "forte investimento na educação" 

O município de Palmela inaugurou a Escola Básica de Águas de Moura, após obras de ampliação e requalificação. A inauguração decorreu em clima de festa, com uma forte participação da comunidade educativa e a presença, entre outras individualidades, do Executivo Municipal e da diretora do Agrupamento de Escolas José Saramago, Maria Guilhermina Morgado. No mesmo dia, foram também inauguradas as obras de ampliação e requalificação da Escola Básica de Aires, um investimento de 440 mil euros, e o Município tem a decorrer mais quatro requalificações em escolas, num investimento global na ordem dos três milhões de euros, cofinanciado em 50 por cento pelo PORLisboa 2020 - Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa. 
Ano letivo começa com escolas renovadas 

A intervenção realizada nesta escola contribuiu para melhorar as condições térmicas, acústicas e de conforto do edifício, possibilitar o acesso de pessoas com mobilidade condicionada ao piso superior e criar espaços de arquivo, que eram necessários. Foi também possível concentrar num só edifício as instalações necessárias ao bom funcionamento da escola, nomeadamente, espaços para funcionários, instalações sanitárias condignas, refeitório e sala polivalente.
Os trabalhos incluíram, igualmente, "o tratamento dos espaços exteriores, garantindo um espaço coberto, um campo desportivo e uma entrada adequada à espera dos pais, ao acesso a portadores de mobilidade condicionada e à localização de um painel informativo. Algumas das soluções encontradas tiveram a participação das crianças, através do projeto 'Eu Participo'", diz a autarquia em comunicado.
A obra teve o valor de cerca de 600 mil euros, num investimento do município de Palmela, comparticipado em 50 por cento pelo Feder, no âmbito do PORLisboa 2020 - Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa. Prioridade de Investimento 10.5 – Investimentos na Educação).
O presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro, realçou que o concelho "tem tido, desde há cerca de 15 anos, um forte investimento na educação e esse investimento também tinha que passar por Águas de Moura. Em boa hora, conseguimos também incluir este equipamento nessas candidaturas", sublinhou o autarca.
Álvaro Amaro defendeu que "não são só as cartas educativas e os números que devem ditar as opções e uma escola, mesmo numa comunidade pequena e mesmo que tenha só 47 alunos, também tem direito a ter um espaço de qualidade, de referência, de identidade, de alma".
O autarca acredita que esta escola fica, assim, "preparada para o futuro", já que "Águas de Moura tem espaço para acolher novos residentes".
No mesmo dia, foram também inauguradas as obras de ampliação e requalificação da Escola Básica de Aires, um investimento de 440 mil euros. A intervenção na EB de Aires integrou a requalificação da cozinha, a construção de quatro salas de aula para o 1.º ciclo, duas salas de expressões, instalações sanitárias, vestiários e arrumos, bem como a requalificação funcional e reorganização da cozinha daquele estabelecimento de ensino.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários