Feira do Monte em Santiago do Cacém mostra tradições

A feira mais antiga do concelho está de volta no último dia de Agosto

A Feira do Monte, uma das mais antigas do litoral alentejano, vai decorrer em Santiago do Cacém, a partir de sexta-feira e até Domingo, para dar a conhecer as tradições e o artesanato da região. Segundo a câmara municipal, entidade promotora do certame, a iniciativa remonta ao século XVI, quando se realizava em torno da antiga igreja de Nossa Senhora do Monte. A edição de 2018 do evento vai ter lugar no Parque de Feiras e Exposições local. O evento, além de incluir uma feira franca, constitui “uma montra para os artesãos e produtores” do concelho e da região do Alentejo e, como novidade, inclui este ano um espaço de trabalho ao vivo. Jogos tradicionais, garraiadas, recriação do mastro, diversões, tasquinhas, ‘showcooking’, doçaria e espetáculos musicais, com David Antunes, Messias Maricoa, Valas e José Cid, assim como grupos corais e DJ, são outras das apostas do programa.
Feira do Monte leva milhares a Santiago do Cacém 

Santiago do Cacém prepara-se para celebrar uma tradição com cerca de meia-dúzia de séculos de existência. A partir do próximo dia 31 de Agosto a 2 de Setembro, no Parque de Feiras e Exposições, realiza-se a Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, destaca a Câmara de Santiago do Cacém.
Segundo a autarquia, a festividade remonta ao Século XVI. “Realizava-se em torno da antiga Igreja de Nossa Senhora do Monte no dia das festividades em Honra da padroeira”, explica a autarquia, sublinhando que actualmente “a Feira do Monte ganha cada vez mais destaque, sendo uma montra para os artesãos e produtores do concelho, mas também da região alentejana”.
A edição deste ano apresenta uma novidade: “o espaço oficina ‘Artesanato Passo a Passo’, onde os visitantes podem assistir ao vivo ao trabalho dos artesãos e aprender a sua arte”.
O Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém não acolherá apenas a feira franca, conforme faz notar a edilidade. “Os visitantes podem escolher entre um passeio de Tuk-Tuk ou testar a sua perícia nos jogos tradicionais, para os mais afoitos há as garraiadas onde podem mostrar o que valem. Sendo este um certame que preserva tradições, a recriação do Mastro é outro dos pontos de interesse. A feira tem ainda as habituais diversões cheias de luz, som e movimento”.
Além destes atractivos, a autarquia lembra ainda os tradicionais petiscos e menus de degustação, destacando as sessões de Showcooking dedicadas aos pratos de enguia, tomate e de caça. Doçaria e boa pinga também constam das propostas gastronómicas.
“Durante a Feira do Monte será apresentada e degustada a Melosa e o Medronho da destilaria Black Pig. Os mais gulosos podem provar os produtos de doçaria da pastelaria Baú Doce do Cercal do Alentejo e os biscoitos do mastro da D. Maria Antónia Raposo”, realça ainda a Câmara Municipal.
No que toca a espectáculos musicais, vão subir ao palco nomes como David Antunes, na sexta-feira (31 de Agosto), Messias Maricoa e Valas, no sábado (1 de Setembro) e José Cid, no domingo (2 de Setembro). Haverá ainda actuação dos Grupos Corais da Casa do Povo do Cercal do Alentejo e Vozes Além’Tejo, momentos de fado ao despique e noites longas animadas por Dj’s.

Comentários