Marca 'Setúbal' é estrela na região

Cidade entra no top dez das melhores cidades para viver, negócios e talento 

Setúbal recebeu na passada quarta-feira o prémio Marca Estrela, atribuído pela empresa Bloom Consulting, por registar a subida mais relevante da região de Lisboa na edição 2018 do Portugal City Brand Ranking, estudo que avalia a atratividade dos concelhos portugueses. O galardão, entregue à presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, pelo diretor-geral da Bloom Consulting, Filipe Roquette, em sessão realizada nos Paços do Concelho, distingue, segundo a empresa, a “excelente prestação do município”, que consegue manter, desde a primeira edição, em 2014, uma “trajetória de fortalecimento da sua marca” no Portugal City Brand Ranking. A empresa recorda que, tendo começado há cinco anos no 13.º lugar da tabela, Setúbal conseguiu, em 2018, manter o lugar no top 10 nacional alcançado em 2017, com destaque para as dimensões Negócios e Talento, nas quais ascende à melhor posição de sempre.
Setúbal é uma das melhores cidades portuguesas 

No que diz respeito à dimensão Negócios, o município subiu cinco lugares face a 2017, ocupando agora o oitavo posto em relação à atratividade de captação de investimento.
O Portugal City Brand Ranking, estudo realizado pela Bloom Consulting, empresa especializada em estratégias de branding de países, regiões e cidades, divulga classificações de atratividade à escala nacional e também regional, com Setúbal a alcançar pela primeira vez, em 2018, a 4.ª posição na tabela referente à região de Lisboa.
Nessa tabela, na qual são avaliados os 18 municípios da região e cuja classificação é liderada por Lisboa, Setúbal consegue, comparativamente a 2017, subir uma posição, ultrapassando Oeiras.
Segundo a Bloom Consulting, a evolução de Setúbal fez-se sentir em muitos indicadores estatísticos e digitais utilizados no Portugal City Brand Ranking, com destaque para a subida de 44 por cento, face à edição anterior, no número total de pesquisas online por parte de turistas, investidores, empresas, estudantes, trabalhadores e cidadãos em geral.
De salientar ainda que 40 por cento das procuras direcionadas a Setúbal são realizadas em países fora de Portugal.
O Portugal City Brand Ranking 2018 atribui ainda a Setúbal a “Marca Estrela da Bloom Consulting”, distinção concedida a municípios que, apresentando resultados de topo, conseguem, simultaneamente, destacar-se nas diversas dimensões e regiões de Portugal.
O estudo desenvolvido pela Bloom Consulting escrutina a performance de marca de cada um dos 308 municípios portugueses em áreas relacionadas com turismo, investimento e qualidade de vida, com os resultados a serem apurados a partir de uma análise baseada em dados quantitativos estatísticos e digitais.
A empresa de consultoria utiliza métodos e ferramentas de investigação que permitem medir e quantificar claramente, de forma tangível, a atratividade dos municípios perante os respetivos públicos-alvo.
Em vez de recorrer a níveis de perceção ou índices de felicidade e inquéritos de opinião públicos, a Bloom Consulting realiza uma recolha e análise exaustivas de dados estatísticos sobre as prestações económicas, turísticas e sociais de cada concelho.
Por acréscimo, analisa as pesquisas online feitas pelos cibernautas sobre cada concelho, bem como a performance das respetivas páginas oficiais de internet e redes sociais dos municípios.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários