Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 6 de junho de 2018

Jardim único dedicado às energias em Setúbal

“Uma viagem interpretativa pelas diferentes energias renováveis”

O Jardim Multissensorial das Energias, projeto único em Portugal na formação e sensibilização para as questões das energias renováveis e da eficiência energética, foi inaugurado a 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, nas Escarpas de Santos Nicolau, em Setúbal. “O Jardim Multissensorial das Energias é um projeto muito especial porque foi concebido para ser acessível a todos, sem exceção. Queremos que este seja um espaço para todos, um jardim inclusivo”, sublinhou a presidente da Câmara  de Setúbal, Maria das Dores Meira.
Jardim foi inaugurado nesta terça-feira 

O “projeto pioneiro” liderado pela Câmara de Setúbal, em parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, materializa um investimento de perto de 276 mil euros, comparticipado em 50 por cento por fundos comunitários canalizados através do Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa.
O Jardim Multissensorial das Energias, que resulta da requalificação do antigo Jardim das Escarpas de Santos Nicolau, proporciona “uma viagem interpretativa pelas diferentes energias renováveis” através de um conjunto de equipamentos instalados em seis estações.
Cada uma representa uma energia renovável – biomassa, geotermia, oceânica, solar, hídrica e eólica –, com o objetivo de ser mais um recurso de aprendizagem “disponível para utilização pela comunidade educativa e pela população escolar”.
O novo equipamento, visualmente atrativo e energeticamente eficiente, estimula os sentidos dos visitantes com recurso a contrastes de cor e diferentes aromas, texturas e sons.
Com uma vista magnífica sobre o rio Sado e a Serra da Arrábida, é ainda possível usufruir de zonas de descanso e lazer, de um canteiro de ervas aromáticas, de percursos pedonais renovados e “do ambiente de frescura oferecido pelo percurso da água no jardim".
Para a presidente Maria das Dores Meira, o novo jardim, inaugurado no Dia Mundial do Ambiente, constitui mais um contributo para a “melhoria da qualidade ambiental do concelho de Setúbal e para a salvaguarda do futuro da nossa casa comum, do nosso planeta”.
De salientar que a energia consumida no Jardim Multissensorial das Energias vai ser totalmente produzida no local, através da estação eólica ali instalada, composta por sete girândolas e um gerador de eixo horizontal instalado na cobertura do edifício onde funciona a ENA, ao lado do equipamento.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010