Feira de Alcácer do Sal começa sexta-feira

800 anos do município dão mote à edição 2018 da feira da Pimel

Animação, corrida de toiros, doçaria, exposição de gado e máquinas agrícolas, tasquinhas, concursos de doçaria e mel, colóquios, campeonato fifa playstation, batismo a cavalo, wine bar, kids cup, insufláveis e comboio turístico, são algumas das propostas previstas para um certame que se realiza entre 22 e 24 de Junho, em Alcácer do Sal. “As expetativas são elevadíssimas e partimos do principio que o tempo irá colaborar porque o programa vai ao encontro das expetativas da população, quer nos espetáculos musicais cuja variedade é de realçar, como nos 800 anos de Alcácer que é um mergulho na história desta terra milenar”, adiantou Vítor Proença, presidente da Câmara de Alcácer do Sal que destacou melhorias na organização e na “elevada participação” das associações do concelhos. “O envolvimento das associações jovens, desportivas e culturais permite-nos dizer que vai ser um grande evento”, sublinhou o autarca. 
Pimel arranca esta sexta-feira em Alcácer do Sal 

“Esta Pimel é um mergulho na História de Alcácer do Sal. É ir lá abaixo buscar as forças todas desta terra, para que se projete ainda com mais intensidade”. Este é o principal objetivo da Pimel - Feira de Turismo e Atividades Económicas assumido pelo presidente da Câmara de Alcácer do Sal na cerimónia de apresentação da edição de 2018 do certame, que tem como tema “800 Anos do Município de Alcácer do Sal”.
O autarca falava aos jornalistas após a conferência de imprensa que se realizou em Alcácer do Sal e que contou com a presença do presidente e vereação da Câmara de Alcácer do Sal, entidade organizadora, e dos presidentes do Conselho de Administração do Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e Montemor-o-Novo e da Associação de Agricultores de Alcácer do Sal.
Ao longo dos três dias, a exposição permanente, patente no pavilhão Gracieta Baião, vai dar destaque aos oitocentos anos de história do município. “O conteúdo da exposição da feira vai divulgar, de forma inédita, as imagens de pessoas ilustres de Alcácer do Sal”, desvendou Vítor Proença, dando como exemplo o cavaleiro João Branco Núncio ou o fundador do IPO, Francisco Gentil. “Trata-se de uma viagem pelo passado que vai servir para ganhar forças para o futuro promissor que esta terra vai assistir e merece”, sublinhou o autarca. 
O certame “tem todos os ingredientes” para ser uma boa feira, desde a aposta na diversidade musical às atividades para jovens, como os campeonatos de FIFA em Playstation e o Kids Cup que se realizam pela primeira vez, passando ainda pelas componentes da pecuária e da maquinaria agrícola, wine bar e transmissão dos jogos do Mundial de Futebol em ecrã gigante. Entre as novidades a destacar há também a existência de um palco secundário, por onde irão passar artistas no período que sucede ao concerto no palco principal e antecede a animação pelo DJ.
Carlos Bicha, do Crédito Agrícola Mútuo de Alcácer e Montemor-o-Novo, salientou na sua intervenção que “é uma honra pertencer a uma comunidade como a alcacerense e coorganizar um eventos destes, que dignifica ainda mais a terra”. Francisco Vacas, da Associação de Agricultores destacou que com a colaboração desta entidade na coorganização da Pimel pretende-se “melhorá-la e trazer mais empresas agrícolas e oficinas de desgaste agrícola para a terra”, assim como cativar a juventude com atividades equestres, como as cavalhadas no picadeiro.
Exposição de gado e máquinas agrícolas, corrida de toiros, expositores, tasquinhas, animação, batismos a cavalo, insufláveis e dynamic bungee gratuito são alguns dos pontos atrativos da Feira de Turismo e Atividades Económicas de Alcácer do Sal que este ano, a nível musical, tem como cabeças de cartaz no palco principal a Orquestra Jaime Batista & Amigos (dia 22), o artista angolano Matias Damásio (dia 23) e a fadista de nova geração Gisela João (dia 24).

As novidades do certame 
Mais de 100 stands, entre expositores e tasquinhas, vão estar presentes no certame que apresenta algumas novidades no recinto, como a Tenda da Doçaria e Wine Bar. “As provas de vinho com produtos da terra foram privilegiadas este ano em detrimento dos showcookings”, anunciou o autarca.
A exposição de gado (ovinos, bovinos e cavalos) num total de quinze produtores da região e de máquinas agrícolas será reforçada este ano. “Vamos ter mais empresas agrícolas e oficinas de desgaste agrícola para a terra e nesta edição queremos cativar a juventude com atividades equestres, como as cavalhadas e gincanas no picadeiro”, adiantou o presidente da Associação de Agricultores de Alcácer do Sal.
No primeiro dia da feira, realiza-se um colóquio dedicado à produção pecuária e aos desafios que os agricultores vão enfrentar no futuro próximo: “A exportação; sanidade; biosegurança; alimentação animal e genética animal, são temas de grande importância e o concelho de Alcácer do Sal tem de olhar para a pecuária de uma maneira diferente”, explicou Francisco Vacas.
A tradicional corrida de toiros, marcada para o segundo dia da feira (sábado, dia 23), vai contar com a participação dos cavaleiros António Ribeiro Teles, Luís Rouxinol e João Moura Júnior e dos grupos de forcados de Santarém e Montemor.
Outra das novidades é a instalação de um segundo palco no recinto, por onde irão passar artistas, no período que sucede ao concerto no palco principal, e, a ‘Tenda Mundial’, um espaço dedicado aos mais pequenos, numa alusão ao Mundial de Futebol que decorre na Rússia. “Vamos instalar no recinto um ecran gigante para que a população possa assistir aos jogos da seleção portuguesa”, adiantou Vítor Proença.
O certame inaugura na sexta-feira, dia 22 de junho, às 17h30 e as entradas na feira são gratuitas.

Agência de Notícias com Câmara de Alcácer do Sal 

Comentários