Camané e Cuca Roseta nas Festas do Seixal

Festas Populares de São Pedro arrancam hoje 

Camané, Cuca Roseta, Dany Silva, Nelson Freitas, Átoa, Dixit e Banza são as atrações musicais das Festas Populares do Seixal, que começam este sábado e incluem o segundo Festival Náutico do concelho da margem sul do Tejo. As marchas populares das escolas e jardins-de-infância, no sábado, o dia das coletividades, na quinta-feira da próxima semana, e a marcha das canas, no dia 29 de Junho, sexta-feira, são outros momentos de interesse nas festas do Seixal. No âmbito do festival náutico, estão previstas várias iniciativas, onde se incluem as visitas à caravela Vera Cruz e um desfile de embarcações tradicionais e de recreio. Bailes em coletividades, concertos de bandas de música, arraiais populares e a Procissão em Honra a S. Pedro, que terá lugar às 18 horas do dia 29 de Junho são outros motivos de interesse das Festas Populares do Seixal.
Marchas populares realizam-se esta noite no Seixal 

Concertos, desfiles de embarcações tradicionais e de recreio, mostra de artesanato e gastronomia, festival náutico e animação de rua são algumas das atividades que integram a programação das tradicionais Festas Populares de São Pedro no Seixal, entre os dias 23 de Junho e 1 Julho. Para além das atividades mais lúdicas, estas festividades são conhecidas por incluírem celebrações religiosas dedicadas ao padroeiro dos pescadores. Uma das mais significativas é a Solene Procissão em Honra a S. Pedro que está marcada para o dia 29 de Junho, às 18 horas.
Já entre a programação musical, destaque para os concertos de Cuca Roseta, Átoa, Nelson Freitas, Camané e Dany Silva que vão subir ao palco principal instalado na Quinta dos Franceses, onde será possível assistir ainda a outros espetáculos como “I’m a Rock” e “Stand Up Comedy com Serafim”. Também para o Largo da Igreja estão marcadas várias atuações que se prolongam por toda a semana em que decorrem as festividades.
Para a Baía do Seixal está reservado o Festival Náutico que integra um conjunto de atividades que dão a conhecer alguns dos costumes e tradições ligados ao mar. O Desfile de embarcações tradicionais e de recreio (dia 24), visitas à Caravela Vera Cruz e o Caravela By Night: Concertos e Animação Musical são algumas das propostas direcionadas para toda a família.
Todos os dias há animação de rua, mostra de artesanato e gastronomia e feira franca.

Festival Náutico Baía do Seixal até 1 de Julho
Caravela Vera Cruz está no Seixal 
O Festival Náutico Baía do Seixal decorre até 1 de Julho, com diversas atividades ligadas ao rio. Um dos pontos altos do festival será o Desfile de Embarcações Tradicionais e de Recreio que terá lugar no dia 24 de Junho. Os passageiros poderão subir a bordo das diversas embarcações participantes e usufruir de um belo passeio pelas águas da Baía do Seixal.
Em destaque ainda no programa para o Treino de Mar a bordo da Caravela Vera Cruz, que permitirá que 12 jovens do concelho possam viajar de Bordéus para a Baía do Seixal a bordo da referida Caravela. Durante a viagem os jovens terão oportunidade de aprender as bases das artes de marinhagem, numa recreação da navegação à vela, em embarcação que é réplica das utilizadas nos Descobrimentos.
De 23 a 30 de Junho será também possível visitar a Caravela Vera Cruz que estará atracada no Seixal, proporcionando visitas gratuitas a esta réplica de embarcação dos Descobrimentos. A bordo da Caravela haverá ainda animação musical noturna nos dias 29 e 30 de Junho, dinamizada por DJ convidados e outros grupos musicais.
De 25 de Junho a 1 de Julho e inserido na Rota Barcos do Tejo decorrem passeios gratuitos em embarcações tradicionais e visitas ao património histórico do concelho: Moinho de Maré, Núcleo Naval, Tipografia Popular, Quinta da Fidalga e Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, entre outros. Durante estes dias haverá ainda aulas abertas de canoagem.
A iniciativa é organizada pela Câmara do Seixal, em parceria com a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela e o Movimento Associativo local.

Comentários