Feira de Projetos Educativos já abriu na Moita

Alunos do concelho mostram trabalhos do ano à comunidade 

Teve início, esta terça-feira, a XXI edição da Feira de Projetos Educativos do Concelho da Moita, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita. A grande festa da comunidade educativa do concelho decorre até ao dia 18 de Maio. A abertura da feira contou com a atuação da Orquestra Tocá Rufar e com a presença de toda a Comissão Organizadora (Câmara da Moita,  Instituto das Comunidades Educativas, Juntas de Freguesia e Comunidade Educativa do Concelho). O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, na sua intervenção de abertura, deu as boas vindas a todos e afirmou que “esta é uma festa que quer mostrar o trabalho das escolas do nosso concelho, da comunidade educativa e de todos os intervenientes da escola, desde as direções, aos professores, aos pais, aos alunos, todos têm o seu lugar nesta festa e a oportunidade de mostrar o trabalho que desenvolvem ao longo do ano, em parceria, naturalmente, com as autarquias, porque no nosso Portugal democrático, de Abril, é indissociável a importância que as autarquias têm na melhoria das condições das escolas do nosso país”.
Mostra decorre no Pavilhão de Exposições ate 18 de Maio 

Rui Garcia concluiu, referindo o que esta festa quer espelhar: um grande dinamismo e o futuro, porque é disso mesmo que se trata: não há futuro sem que os jovens estejam devidamente apetrechados e preparados para encontrar os melhores caminhos para o desenvolvimento do nosso país”, sublinhou o autarca.
Durante quatro dias, escolas de diferentes níveis de ensino e outras instituições com intervenção na área da Educação, como a Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, S. Energia, Bombeiros Voluntários do Concelho da Moita, PSP, GNR, associações de pais e de estudantes, Universidade Sénior da Moita, entre outras, mostram os seus projetos e partilham experiências.
O ex-libris do concelho da Moita – a embarcação municipal “O Boa Viagem” – está também representado nesta feira, com uma réplica que conta um pouco da sua história e convida para os passeios fluviais no Tejo que se iniciam neste mês de maio, prolongando-se até novembro.
Das iniciativas previstas para os quatro dias da feira, destacam-se as inúmeras atividades de palco, o desporto, atividades náuticas/canoagem na Caldeira da Moita, pequenos passeios nos cavalos da GNR e demonstrações da equipa cinotécnica da PSP.
As atividades agendadas para as tardes dos dias 16 e 17 vão estar reservadas às escolas que queiram participar e o programa é diversificado: Assembleia de Crianças, Fórum da Juventude, encontro com o escritor Carlos Canhoto para apresentação do livro “Pirilampo: O Velho Pescador de Estrelas”, concerto para bebés e crianças pela PSP e Workshop de Percussão.
A XXI Feira de Projetos Educativos vai estar aberta ao público nos dias 16 e 17, das nove às 12h30, e no dia 18, das nove às 12h30, das 14 às 17h30 e das 20h30 às 24 horas. .
Todos estão convidados para esta grande festa da comunidade educativa do concelho da Moita. A entrada é gratuita.

Comentários