Queijo, Pão e Vinho, em Quinta do Anjo, está a chegar

Muito queijo, pão e vinho na mostra do mundo rural 

A localidade de São Gonçalo, na freguesia de Quinta do Anjo, concelho de Palmela, recebe de 6 a 8 de Abril, a 24.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho onde, ao longo de três dias, irão estar presentes cerca de meia centena de produtores para dar a conhecer, e a provar, os sabores da região. Além do queijo de ovelha (com destaque para o afamado Queijo de Azeitão), dos vinhos da Península de Setúbal e do pão tradicional, o Festival é palco privilegiado para a fruta, os licores, as compotas, a doçaria, o mel e outras riquezas da gastronomia regional. Trata-se, de acordo com a autarquia, de "um programa de animação diversificado, com música, desporto, corrida de ovelhas e muitas oportunidades para conviver de perto com o mundo rural". Uma iniciativa a não perder, "para momentos especiais, em família". Em simultâneo, decorrem os Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha, no âmbito do programa “Palmela, Experiências com Sabor!”.
Festival decorre este fim de semana em S. Gonçalo 

Entre 6 e 8 de Abril, está de regresso a maior celebração dos produtos da região da Arrábida, que tem lugar, anualmente, no concelho de Palmela, na localidade de S. Gonçalo, freguesia de Quinta do Anjo.
"A 24.ª edição do Festival Queijo, Pão e Vinho é uma montra privilegiada do melhor que a região tem para oferecer, com destaque para o Queijo de Azeitão DOP, um dos mais afamados e requintados do país. Outros queijos de ovelha e manteiga de ovelha, os vinhos regionais, o pão tradicional, a doçaria, a fruta, o mel - e, pela primeira vez, as delicadas Ostras do Sado - enriquecem o leque de iguarias a (re)descobrir ao longo destes três dias. Não esquecer as tasquinhas de gastronomia que, ao longo de todo o fim de semana, farão as delícias de quem nos visita", diz a organização do evento.
Ao final da tarde de domingo, será conhecido o vencedor do Concurso “Queijo de Azeitão DOP” 2018.
Promovido pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, o Festival conta com um apoio financeiro do Município de Palmela, no valor de quatro mil euros, a que se somam apoios técnicos e logísticos estimados em nove mil 300 euros.

O mundo rural aqui tão perto…
A Serra da Arrábida e os prazeres do mundo rural estão a poucos minutos de distância da capital, com propostas diferentes e inesquecíveis para desfrutar em família ou entre amigos. Além das míticas corridas de ovelhas no “Ovinódromo” e de um vasto programa de atividades equestres no picadeiro, as demonstrações de tosquia, os passeios pedestres e em bicicleta, os laboratórios do gosto e oficinas de degustação de produtos, o contacto direto com os animais do recinto de exposição e um amplo espaço ao ar livre, para a realização de piqueniques, contribuem para experiências únicas. Adultos e crianças podem, também, aprender a fazer queijo de ovelha no Museu do Ovelheiro, que dinamizará diferentes atividades. A animação musical, com grupos locais, e as demonstrações desportivas completam o programa.

Festival Queijo, Pão e Vinho é Eco Evento
Dando sequência aos objetivos de sustentabilidade ambiental do Festival, definidos pela organização, esta edição será Eco Evento Amarsul.
"Trata-se de uma certificação atribuída pela empresa multimunicipal a iniciativas que apostem na separação de resíduos valorizáveis. A Amarsul fará uma ação de sensibilização para os expositores, sensibilizando para a importância da separação dos resíduos, disponibilizará equipamentos para separação e fará a recolha no final", explica a Câmara de Palmela.

Fins de Semana Gastronómicos valorizam queijo de ovelha
A par do Festival, os restaurantes do concelho de Palmela dedicam especial atenção ao Queijo de Ovelha, que surge, revisitado, em diversas propostas, doces e salgadas. Os Fins de Semana Gastronómicos do Queijo de Ovelha decorrem nos dias 6, 7 e 8 de Abril, no âmbito do programa “Palmela, Experiências com Sabor!”.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários