Canha comemora dia da vila com homenagem

"Uma vila com uma histórica rica e um futuro cheio de potencialidades" 

A comemoração do dia da vila de Canha, no concelho do Montijo, voltou a ter lugar no Museu Etnográfico, no dia 24 de Fevereiro, numa organização da Junta de Freguesia de Canha. Com sala cheia, foram homenageados o empresário Fiel Candeias e a professora Natália Sousa, tendo decorrido, ainda, a palestra “Nascimento das paróquias, concelhos e comendas da Margem Sul”, proferida pelo padre Francisco José Mendes. O evento contou com as presenças do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, e do presidente da Junta de Freguesia de Canha, Armando Piteira, que garantiu que a “junta estará sempre presente em todos os eventos de caráter cultural e de homenagem aos homens e mulheres que colaboram com a freguesia”. 
 Canha é a mais antiga localidade do concelho do Montijo 

O presidente da Câmara do Montijo associou-se à homenagem prestada a Fiel Candeias e Natália Sousa, pelo seu contributo para vida social da vila, relembrando que Canha é “uma vila com uma histórica rica, mas é também uma vila com futuro, cheia de potencialidades e desafios que queremos vencer, como a atracão de investimento. Temos vindo a criar parcerias com os autarcas da freguesia e com o Governo para o desenvolvimento de Canha, num trabalho a favor da coesão, da qualidade de vida de cada um de vós, e da nossa cultura e identidade”, sublinhou Nuno Canta.
Após a homenagem e os discursos oficiais, seguiu-se a palestra do padre Francisco José Mendes que revelou que “o espaço onde surge implantada a Vila de Canha e o seu antigo termo passaram por autoridades e jurisdições várias ao longo dos séculos. Contudo, ao contrário do que se possa imaginar, transcorridas tantas vicissitudes, Canha é dotada de uma extraordinária estabilidade de limites jurisdicionais”.
“Os limites de Canha são arcaicos. As linhas jurisdicionais e de poder municipal de Canha são antiguíssimas, provavelmente, já herdadas de um tempo prévio à Reconquista”, afirmou Francisco José Mendes, acrescentando que os atuais limites territoriais de Canha foram permanecendo ao longo dos séculos.
Canha é a mais antiga localidade do concelho do Montijo. Possuiu autonomia administrativa enquanto sede de concelho do mesmo nome até 1838, data em que passou a fazer parte do concelho de Aldeia Galega, atualmente Montijo.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários