Montijo aprova mais de 38 mil euros para material escolar

“Há famílias que dão dinheiro a professores e educadores para material escolar”

A Câmara do Montijo aprovou, na reunião de câmara, uma verba no valor de 38 mil  437 euros para aquisição de material de desgaste no ano letivo 2017/2018 a atribuir aos agrupamentos de escolas do concelho. “Estamos a aprovar uma verba que vamos transferir para os agrupamentos para a componente de apoio à família a crianças de educação pré-escolar”, sublinhou a vice-presidente Maria Clara Silva, entendo ser necessário esclarecer o destino da verba uma vez ser do seu conhecimento que “há famílias que dão dinheiro a professores e educadores para custos para os quais estamos aqui a aprovar verbas”. A proposta foi aprovada pelos votos das bancadas do PS e da CDU, registando-se uma abstenção, do vereador eleito pela coligação PSD/CDS-PP, João Afonso, que considerou o montante “insuficiente”, alegando os protestos que tem registado dos encarregados de educação. 
Câmara do Montijo investe 38 mil euros em material escolar 


Há estabelecimentos de ensino de, pelo menos um agrupamento de escolas do Montijo que pede, no início do ano lectivo, uma verba de cinco euros aos encarregados de educação para ser aplicada na aquisição de material de desgaste para os alunos. A situação foi revelada pela vice-presidente Maria Clara Silva, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, durante a reunião do executivo camarário. A autarca considera a acção como injustificável, tendo em conta que a autarquia apoia financeiramente os agrupamentos de escolas neste particular, indo até “além das suas competências”.
“Não se justifica que se sobrecarregue as famílias, inclusive no pré-escolar. O Ministério da Educação atribui uma verba anual por sala de pré-escolar de 350 euros. A câmara, ainda, apoia e, obviamente, que não estamos a falar de material didático como jogos, livros e brinquedos porque esse a câmara adquire e não tem nada a ver com esta situação” disse a vice-presidente.
A proposta foi aprovada pelos votos das bancadas do PS e da CDU, registando-se uma abstenção, do vereador eleito pela coligação PSD/CDS, João Afonso, que considerou o montante “insuficiente”, alegando os protestos que tem registado dos encarregados de educação. No total, os agrupamentos de escolas do concelho vão receber 38 mil e 437 euros.
“Estamos a aprovar uma verba que vamos transferir para os agrupamentos para a componente de apoio à família a crianças de educação pré-escolar”, sublinhou então Maria Clara Silva, considerando ser necessário esclarecer o destino da verba, justificando: “Há famílias que dão dinheiro a professores e educadores para custos para os quais estamos aqui a aprovar verbas”.
O montante global a atribuir aos agrupamentos de escolas do concelho será distribuído de acordo com o número de alunos e já depois de a autarquia ter dialogado, aferindo das necessidades, de cada um dos referidos agrupamentos. Assim, ao Agrupamento do Montijo será atribuída à componente de Actividade Curricular 4.400 euros e para as Actividades de Animação e Apoio à Família. 12.469 euros. O Agrupamento Poeta Joaquim Serra receberá 4.640 euros para a Actividade Curricular e para as Actividades de Animação e Apoio à Família um valor de 11.962 euros. Ao Agrupamento de Pegões, Canha e Santo Isidro serão atribuídos 1.360 euros para Actividade Curricular e 3.604 euros para as Actividades de Animação e Apoio à Família.

Obras nos Paços do Concelho
Aprovada, com os votos favoráveis da maioria socialista e abstenções da oposição, foi também a abertura de concurso público para a execução de obras de reabilitação do edifício dos Paços do Concelho pelo preço base de 323 mil euros, acrescido de IVA.
De acordo  com Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal, a empreitada deverá ter início “em meados do próximo ano”, caso tudo corra bem em termos dos procedimentos concursais. A intervenção, de acordo com a proposta apresentada pela maioria socialista, “tem como finalidade dotar o edifício de uma nova cobertura, assim como substituir toda a caixilharia exterior com o objectivo de melhor as características térmicas”.
A intervenção tem ainda prevista a remodelação dos corredores do pátio interior do edifício bem como dos sanitários ao nível do 2.º piso, além da instalação de uma rede de detecção de incêndios no edifício.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários