Festival levou milhares ao teatro em Setúbal

“Muito público e espetáculos de grande qualidade”

Mais de quatro mil pessoas assistiram às cerca de três dezenas de iniciativas culturais do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XIX Festa do Teatro, que terminou no dia 27, com casa cheia no Fórum Municipal Luísa Todi. Teatro de sala e de rua, artes circenses, dança, música, cinema e manifestações artísticas emergentes contribuíram, entre 18 e 27 de Agosto, para o sucesso da XIX Festa do Teatro, evento organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova e pela Câmara de Setúbal. O diretor artístico do certame, José Maria Dias, sublinha que o balanço desta edição “só pode ser muito positivo”, não apenas em termos de adesão do público, que “em alguns casos superou as expectativas”, mas também pelo aumento da qualidade dos espetáculos.
Festival Internacional de Setúbal atraiu milhares de pessoas 


Um dos exemplos apontados por José Maria Dias é a peça que encerrou o certame, “Hamlet”, da companhia espanhola Teatro Clasico de Sevilla, que praticamente esgotou o Fórum Municipal Luísa Todi, ontem à noite, a que se seguiu uma sessão de encerramento do certame que contou com a presença do vereador da Cultura da autarquia, Pedro Pina.
“É um espetáculo de altíssimo nível, galardoado com mais de vinte prémios em Espanha, que ficará para sempre na memória da Festa do Teatro. É uma peça de topo mundial”, sublinha o diretor artístico de um certame que “é uma referência a nível nacional e internacional”.
No entanto, o êxito de mais uma edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal não afasta as preocupações de José Maria Dias em relação ao reduzido orçamento do certame e apela à contribuição dos agentes económicos locais.
“A Câmara de Setúbal faz um esforço enorme no apoio financeiro ao festival e tem sido um parceiro inexcedível. Mas precisamos de mais apoios porque temos um orçamento muito curto, comparado com outros certames semelhantes que se realizam no país”, sublinha Pedro Pina.

Espectáculos de grande qualidade invadiram a cidade 

A estreia da nova produção do Teatro Estúdio Fontenova “Voz dos Pássaros”, com encenação de José Maria Dias e interpretação de Cátia Terrinca e Eduardo Dias, foi outro ponto alto da XIX Festa do Teatro, com duas sessões lotadas no Fórum Municipal Luísa Todi, nos dias 18 e 19.
Samsara, Mundanal Ruido Teatro, de Espanha, TrêsMaisUmTeatro, UmColetivo, Circo no Ato, do Brasil, Companhia de Teatro Contemporâneo, Compagnia Naturalis Labor, de Itália e L.A.M.A. foram outros grupos que se apresentaram este ano na Secção Oficial do festival.
A Secção Off  “Mais Festa” tem sido uma “aposta ganha” nas últimas edições do certame e este ano voltou a contar com a adesão de “muito público e espetáculos de grande qualidade”.
O vencedor desta secção, que abre as portas a jovens criadores e a novos projetos teatrais que usufruem da logística e promoção do certame, foi a companhia açoriana Cães do Mar, com a peça “Os Amores Encardidos de Padi e Balbina: Uma Dúbia História do Revenge”, que cruza a mímica, a música, a dança, o clown e a slapstick comedy.
A par do teatro, com espetáculos de sala e de rua e encontros, o festival proporcionou outras iniciativas culturais, como a exibição de curtas-metragens e apontamentos musicais.
Fórum Municipal Luísa Todi, Casa da Cultura, Convento de Jesus, Escola Secundária Sebastião da Gama, Praça de Bocage, Parque do Bonfim e largos da Ribeira Velha e do Sapalinho foram os locais que receberam as cerca de três dezenas de eventos da XIX Festa do Teatro.
No evento apresentaram-se companhias nacionais e estrangeiras, entre as quais quatro de Espanha, uma de Itália e uma do Brasil.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários