Alcochete está em festa de 11 a 16 de Agosto

Festas do Barrete Verde e das Salinas animam gentes da 'borda d'água'

As Festas do Barrete Verde e das Salinas, em Alcochete, arrancam já esta sexta-feira. O esplendor da festa brava marca as principais comemorações do concelho. Sentida como a mais genuína tradição das gentes da 'borda d’agua, as Festas do Barrete Verde e das Salinas "têm um lugar especial no coração de cada alcochetano, mas também de muitas pessoas que não sendo de cá, gostam de nos visitar", diz a organização do eventoAo todo, serão seis dias de animação, 10 largadas de toiros e quatro palcos, onde vão decorrer diversas actuações artísticas. As Festas de Alcochete arrancam dia 11 e prolongam-se até 16 de Agosto, com a tradição tauromáquica a apresentar forte marca na programação. Mas há mais para ver: a Procissão por terra e mar em Honra de Nossa Senhora da Vida, bailes e fado vadio, gastronomia e muita música. 
Festa de Alcochete homenageia o forcado, o campino e o salineiro  

Está quase tudo pronto para o arranque de mais uma edição das tradicionais Festas do Barrete Verde e das Salinas, em Alcochete. Nas ruas,  prepara-se a instalação de tronqueiras e de burladeros, que anunciam o aproximar das festividades, a terem lugar este ano entre 11 e 16 Agosto. No dia de abertura, destacam-se a realização de um cortejo equestre, a homenagem às figuras do forcado, do campino e do salineiro, a actuação da Banda da Sociedade Imparcial e a primeira de 10 largadas de toiros que integram a programação.
No sábado, 13, vive-se a mais longa noite do ano em Alcochete, com a já "mítica" Noite da Sardinhada Assada. Antes, terão lugar várias actuações artísticas pelos vários palcos espalhados pelo centro da vila, além das habituais espera de toiros, largadas e recolha.
A Procissão por Terra e por Mar em Honra de Nossa Senhora da Vida marca a programação da noite de domingo, 14, que contará também com espectáculo de fados.
Na segunda-feira, realiza-se o almoço-convívio “Alcochete na Rua”, no recinto das largadas. Pela tarde, nota ainda para uma arruada com a Charanga das Fresquinhas e uma surpresa taurina. À noite, haverá a actuaçao da Marcha dos Veteranos da Ilha Terceira, uma novilhada e o ritmo de Vira Milho.
Emanuel é um dos destaques da programação para terça-feira, 15, que engloba ainda a segunda de três corridas de toiros inseridas nas festividades (a primeira realiza-se no domingo e a terceira no último dia dos festejos).

O verdadeiro sentir de Alcochete  
Sentida como a mais genuína tradição das gentes da “borda d’agua” as Festas do Barrete Verde e das Salinas "têm um lugar especial no coração de cada alcochetano, mas também de muitas pessoas que não sendo de cá, gostam de nos visitar em particular no segundo fim-de-semana de Agosto", explica a organização.
Reconhecidas nacionalmente pelo seu carisma e tradição tauromáquica, as Festas são organizadas pelo Aposento do Barrete Verde, em estreita colaboração com a Câmara Municipal, mantendo e revitalizando ano após ano a forte tradição festiva deste povo ribeirinho.
Anualmente, são milhares os visitantes que atraídos pela festa brava, pela fé, pela tradição e pela forma espontânea e entusiasta de receber que o povo alcochetano tem, enchem as ruas da Vila de grande animação que se prolonga até ser dia.
José André dos Santos, alcochetano que muito fez pelas tradições da Vila, foi o grande impulsionador destas Festas, que se realizaram, pela primeira vez em 1941 com a denominação de Festas das Salinas e do Barrete Verde.
Outro ícone das Festas são as Meninas do Barrete Verde, que desempenham um papel ativo em todos os momentos das Festas.
Um dos momentos altos é a Noite da Sardinha Assada [sábado] durante a qual seguem alegremente atrás da Charanga, milhares de pessoas, que enchem de cor e de vida as ruas da Vila, com coreografias criadas de forma espontânea e que perduram noite dentro, até o sol nascer.
As tradicionais largadas de touros são outra componente da festa a par com as corridas de touros, os espetáculos musicais, as exposições e atividades desportivas que integram um programa que mantém a Vila envolta de alegria.
"As Festas do Barrete Verde e das Salinas são um misto de sentimentos, emoção e diversão, onde o fado acontece em cada esquina, o flamenco ecoa por becos e vielas e onde os mais aficionados arriscam frente ao touro nas arenas improvisadas nas ruas", diz a organização.
A festa encerra a 16 de Agosto com música popular e o habitual espectáculo piromusical no Passeio do Tejo.
Consulte aqui o programa oficial das Festas do Barrete Verde e das Salinas.

Agência de Notícias


Comentários