Sesimbra anuncia a construção de habitação social para 2017

Mais 12 fogos no Bairro Infante D. Henrique em Sesimbra

No Bairro Infante D. Henrique, em Sesimbra, a Câmara Municipal pretende recuperar um conjunto de áreas disfuncionais e transformá-las em 12 fogos para habitação social, dando assim "resposta a cidadãos isolados, com limitações de mobilidade e pequenos agregados familiares sinalizados pelos serviços de habitação, que fazem parte do grupo de população carenciada sem meios para aceder ao mercado privado de arrendamento", diz a Câmara de Sesimbra em comunicado. A obra está orçada em 158 mil euros e deverá avançar durante o próximo ano. 
Câmara irá construir mais 12 fogos para habitação social 


Estes espaços, diz a autarquia de Sesimbra, "são antigas garagens e zonas de arrumação sem qualquer utilização, mas que reúnem condições para serem reabilitados como habitação". Estas áreas situam-se no
piso térreo de uma faixa de fogos do Bairro Infante D. Henrique
Esta intenção da Câmara de Sesimbra integra o conjunto de candidaturas que a autarquia está a apresentar ao programa Portugal 2020. Neste caso, ao abrigo do Plano de Ação Integra Integrada para as Comunidades Desfavorecidas. "Pretende-se que a obra, orçada em 158 mil euros, se concretize durante o próximo ano", sublinha a autarquia presidida por Augusto Pólvora.  
A comparticipação dos fundos europeus pode atingir os 60 mil euros. O Bairro Infante D. Henrique foi construído pela autarquia com apoio do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana em 2013, num investimento superior a três milhões de euros. Para muitas das 58 famílias, o alojamento no Bairro foi o regresso a um local onde viveram durante décadas.

O Plano de Ação Integrada para as Comunidades Desfavorecidas
Este plano, que faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, "prevê a reabilitação do espaço público da envolvente de bairros municipais, requalificação urbanística do Largo 2 de Abril e Mata da Vila Amália e fachadas dos blocos de habitação social do bairro da Almoinha", explica a autarquia.  
Inclui também uma bolsa de instrumento financeiro destinada a outras entidades. Excetuando esta bolsa, "todas as ações são de iniciativa municipal, e tal como a construção dos 12 fogos no Bairro Infante D. Henrique, serão objeto de candidaturas ao Portugal 2020", diz a Câmara de Sesimbra.
As propostas apresentadas pela autarquia representam um investimento de aproximadamente 1,5 milhões de euros, que poderão ser financiados em 50 por cento.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra


Comentários