Antiga corticeira do Seixal transformada em restaurante

Mundet Factory promete “uma oferta gastronómica diferenciada”

Um dos antigos refeitórios da fábrica corticeira Mundet, no Seixal,  encerrada em 1988, foi transformado em restaurante com serviço de bar e esplanada. Mundet Factory abriu portas este mês.  O novo restaurante vai ser dirigido por João Macedo, ex-concorrente do programa de televisão MasterChef, transmitido pela TVI. Promete “uma oferta gastronómica diferenciada”, com “pratos do mundo e comida típica portuguesa”, além de uma carta de cocktails marcada pelas “novas tendências” e uma “grande oferta cultural e musical”. O espaço, propriedade da Câmara  do Seixal, foi recuperado de forma a manter a fachada e algumas das características principais do edifício. A cortiça, claro, é estrela na decoração.
Mundet Factory promete percorrer a gastronomia de todo o mundo 


Ao longo dos últimos anos, o edifício da fábrica tem sido alvo de várias intervenções no âmbito da requalificação do centro histórico do Seixal. Em 1998, abria ao público o primeiro espaço museológico da antiga fábrica no Edifício das Caldeiras Badcock & Wilcox e, em 2000, o segundo, no Edifício das Caldeiras de Cozer, com exposições relativas ao património industrial do concelho. O objetivo, define a autarquia, é “valorizar o património e a história” do Seixal e, simultaneamente, “dar novos usos à Mundet, proporcionando à população o pleno usufruto do espaço”.
O novo restaurante surge 20 anos depois da aquisição dos terrenos e edifícios da antiga fábrica corticeira pela autarquia do Seixal. O projecto de revalorização do espaço prevê ainda a criação de novas áreas para “actividades desportivas e espaços multiusos, de restauração, lazer e cultura”, numa ação que vai valorizar a Mundet. Esta intervenção, diz a autarquia, "assume especial importância numa altura em que se assinalam 20 anos da aquisição pública, por parte da Câmara do Seixal, dos terrenos e edifícios da antiga fábrica corticeira". 

Oferta gastronómica que irá percorrer os quatro cantos do mundo
“A Mundet Factory é um restaurante, bar e esplanada nos antigos refeitórios da Mundet & Sons, na zona ribeirinha do Seixal”, descreve João Macedo em comunicado. 
Além da “oferta gastronómica diferenciada e da apresentação das novas tendências de cocktails este projeto tem também uma vertente cultural e musical muito forte”, explica João Macedo.
Explica porque é que decidiu abrir o seu restaurante aqui e reabilitar este espaço: “A Mundet é um espaço com uma carga emocional muito grande para o concelho do Seixal. Era uma unidade fabril que esteve instalada no concelho durante 80 anos e por onde passaram diversas gerações”.
Tendo isto em conta decidiu reabilitar os antigos refeitórios da Mundet, que já faziam parte do meu imaginário desde os anos 90 pois era o local onde assistia aos espetáculos que lá se concretizavam, como o Março Jovem e o Seixal Jazz.
A Mundet Factory abriu portas no dia 21 de Dezembro e João Macedo revela que os clientes podem esperar “um mundo de coisas novas, uma oferta gastronómica que irá percorrer os quatro cantos do mundo, um bar que irá ter um serviço como nunca antes visto na Margem Sul, adicionando ainda exposições, concertos entre outras surpresas que estamos a preparar”.

Mundet Factory
Praça 1º Maio - Seixal

Tel.: 927 684 595
Horário: de terça a domingo entre as 12h e as 2h

Comentários