O Natal já chegou à cidade do Montijo

Natal com Arte traz música, espetáculos infantis, presépios e Mercado 

A magia, o espírito e o brilho do Natal chegaram ao Montijo. O "velhinho das barbas brancas" já se acomodou e a árvore de Natal já ilumina as noites da Praça da República, bem no coração da cidade. "Até 6 de janeiro venha festejar o Natal com Arte, um natal onde a cultura e a solidariedade são valores essenciais", sublinha a autarquia montijense. O Natal com Arte vai continuar a oferecer a todos os munícipes e visitantes uma vasta programação preenchida com espetáculos infantis, concertos, iniciativas solidárias, Mercado de Natal, Presépio Vivo, entre muitas outras atividades. A autarquia apela, ainda, às compras natalícias no comércio local para ajudar algumas instituições da cidade.
Centro do Montijo recebeu Parada do Pai Natal 

Foi exatamente a solidariedade que marcou o arranque do Natal com Arte, no dia 25 de Novembro, na Galeria Municipal com a leitura de mensagens de Natal por representantes do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, da União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, da Associação Caminho do Bem Fazer, da Santa Casa da Misericórdia de Canha e do Centro de Reformados do Montijo, seguindo-se a tradicional degustação de iguarias de Natal confecionadas pelas IPSS do concelho.
De seguida, a solidariedade deu lugar ao brilho dos milhares de lâmpadas da árvore e da iluminação de Natal do centro da cidade. Ao som de canções de Natal entoadas pelo Grupo Coral da Academia Sénior da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia foi assim inaugurada oficialmente a iluminação de Natal.
O dia seguinte, 26 de Novembro, foi dedicado aos mais pequenos. A Parada do Pai Natal desfilou do Museu Municipal Casa Mora até à Praça da República para a alegria das dezenas de crianças que, no final, puderam tirar uma foto com o Pai Natal e receber uma pequena lembrança.
Já no dia 30 de Novembro (quarta-feira, véspera de feriado), não perca o Concerto de Natal, na Igreja Matriz do Montijo, a partir das 21h30. O Natal representado no entrelaçar das vozes da cantora lírica Carla Simões e do aclamado tenor Carlos Guilherme, acompanhados ao piano por Pedro Vieira de Almeida, numa viagem musical rica entre a tradição do canto lírico, os carols e a magia das peças tradicionais de Natal.
A exposição “A Arte dos Presépios” é já uma tradição do Natal no Montijo e, este ano, não será exceção. A partir do dia 3 de Dezembro e até 7 de Janeiro, no Museu Municipal Casa Mora e no Posto de Turismo, visite este verdadeiro mosaico regional do artesanato português alusivo à temática do Presépio. A entrada é gratuita.
Para os mais pequenos, dois espetáculos que prometem surpreender! No dia 3 de Dezembro, a partir das 15h30, na Praça da República haverá “Histórias de Encantar” – Espetáculo de Natal Dançado. A Equipa Dance Fusion apresenta uma produção única preparada a pensar nos mais novos. Através das várias modalidades e estilos de dança, iremos assistir a um magnífico espetáculo de interpretação das mais famosas histórias infantis.
A programação Natal com Arte vai estar, também, nas freguesias do concelho e, por isso, no dia 4 de Dezembro, às 15h30, na Junta de Freguesia da União das Freguesias de Pegões haverá teatro infantil. “A Loja dos Sonhos” vai trazer histórias e lendas de Natal para as crianças dos três aos dez anos.
Uma última nota de destaque para o Mercado de Natal que, de 7 a 11 de Dezembro, na Praça da República vai recriar o espírito dos mercados antigos portugueses e a magia do Natal. Neste Mercado poderá encontrar peças decorativas, artes plásticas, cerâmica, joalharia, bijuteria, comidas ligeiras, licores, doces, chocolate e produtos gourmet. As crianças não podem perder a Casinha do Pai Natal, onde poderão pedir os seus desejos de Natal.

Para ajudar neste Natal, compre no Comércio Local
Iluminações de Natal foram inauguradas este sábado 
Este Natal, a Câmara do Montijo, a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal – Delegação do Montijo e Alcochete e o comércio local, levam a efeito a iniciativa “Loja Solidária – Para ajudar neste Natal, compre no comércio local!”
Até ao dia de Reis - 6 de Janeiro de 2017 - , esta ação de responsabilidade social vai "promover o espírito solidário e de entreajuda na época natalícia e, simultaneamente, dinamizar o comércio de proximidade na baixa da cidade", explica a Câmara do Montijo em comunicado.
Por cada compra efetuada nos estabelecimentos comerciais aderentes, os lojistas vão contribuir para duas instituições de solidariedade social do concelho: a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição e o Centro Social de S. Pedro do Afonsoeiro.
Cada lojista estipulou um valor mínimo de venda sobre o qual irá reverter um euro para as referidas instituições. Por cada compra realizada numa Loja Solidária, o cliente poderá também contribuir com um donativo, juntando-se a esta iniciativa.
No final da iniciativa serão divulgados os montantes atribuídos por cada “Loja Solidária”.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários