Secretário-geral do PCP esteve em Setúbal

Jerónimo elogia moradores pela requalificação do bairro da Bela Vista

O secretário-geral do PCP elogiou ontem o empenho dos moradores na requalificação do bairro da Bela Vista, em Setúbal, durante uma visita para se inteirar das consequências da nova lei do arrendamento, que "evitou o despejo de muitas famílias". De acordo com Jerónimo de Sousa, "nós demos uma contribuição importantíssima. Era uma preocupação que os moradores tinham, tendo em conta a lei do governo anterior, que visava claramente despejos, criar situações insustentáveis à população destes bairros. Conseguiu-se, felizmente, dar passos em diante, garantir o direito à habitação a muita gente", contou o líder do PCP.  
Líder comunista passou domingo com moradores da Bela Vista 

"Mas o que mais me impressiona é ser a população residente a agarrar naquilo que lhe diz respeito, a fazer coisas, a decidir democraticamente quem são os seus eleitos, os seus representantes. Acho que é de facto uma novidade", sublinhou o secretário-geral comunista.
Jerónimo de Sousa falava aos jornalistas depois de contactar com dezenas de moradores que participam em ações de requalificação dos prédios onde moram, com o apoio técnico e a cedência de materiais pela autarquia sadina.
Segundo dados da Câmara de Setúbal, cerca de 80 por cento dos prédios da Bela Vista, que tinham sido construídos com grandes espaços abertos de acesso público, já foram fechados, o que contribuiu decisivamente para melhorar a segurança e a tranquilidade dos moradores, bem como para a higiene e limpeza desses espaços.
A autarquia também se propõe ceder uma habitação em cada um dos quatro grandes bairros da Bela Vista, para facilitar o desenvolvimento de diversas atividades pelos moradores, uma delas já a funcionar em pleno na Rua da Alameda dados Palmeiras.
De acordo com os moradores, trata-se de um espaço onde desenvolver diversas atividades, desde atividades culturais, aulas de estudo para os mais jovens e acompanhamento de idosos, entre outras.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários