Onze dias com Marisco no Largo em Setúbal

Marisco ao largo servido com arte

Caril de gambas, ostras e sapateiras, ameijôas à bulhão pato e feijoadas de marisco são alguns dos petiscos que estão à prova no festival Marisco no Largo, que deverá receber cerca de dez mil pessoas até 14 de Agosto. O Largo José Afonso, em Setúbal, é, pelo quarto ano consecutivo, o palco escolhido pelas empresas Unicer e Essência do Vinho, com o apoio da Câmara de Setúbal, para a realização deste evento gastronómico que inclui sessões de cozinha ao vivo e apontamentos musicais, às sextas-feiras e sábados.
Há Marisco no Largo José Afonso até 14 de Agosto 

Mariscos servidos simples, como camarões, lagostas, sapateiras, navalhas, amêijoas, lambujinha, mexilhões e ostras, são alguns sabores do mar que constam nas ementas dos quatro espaços setubalenses que marcam presença no festival, inaugurado no dia 4 de Agosto ao final da tarde, e que até já está marcado na agenda de festas a decorrerem na cidade no próximo ano.
“As edições anteriores em Setúbal correram muito bem. É uma aposta que tem vindo a reforçar-se e queremos continuar, pois de ano para ano vai ganhando mais notoriedade”, avança o diretor de Marketing de Cervejas da Unicer, Bruno Albuquerque.
A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira agradece a escolha e lembra as obras que o espaço recebeu, com o objetivo de melhorar as condições para a realização deste tipo de iniciativas.
“De ano para ano temos vindo a melhorar o espaço, com a colocação de calçada no chão e de pontos de água e de luz. A Essência do Vinho está muito satisfeita e apaixonou-se por Setúbal, por isso veio ficar”.
Com as melhores condições do espaço e as noites quentes de Agosto que se avizinham na próxima semana, Bruno Albuquerque acredita que estão reunidas todas as condições para o Marisco no Largo “voltar a ser um sucesso e crescer como referência no Verão da cidade de Setúbal”.
A Unicer está satisfeita com a realização do evento em terras sadinas e conta que a marisqueira ao ar livre instalada no Largo José Afonso receba mais de dez mil pessoas durante onze dias, para “conviverem e provarem a excelente gastronomia de Setúbal que é, claramente, uma cidade de referência no peixe e no marisco. É um tipo de gastronomia que se associa muito bem à cerveja, neste caso à Super Bock”.

Os espaços do evento 
As iguarias confecionadas pelos três restaurantes setubalenses Poço das Fontainhas, Martróia e Rius, a par da empresa produtora de ostras Neptuno, são servidos num ambiente acolhedor, descontraído e familiar, ideal para descansar após uma ida à praia.
À entrada do recinto a Neptuno convida a degustar ostras ao natural, servidas com sumo de limão, vendidas à unidade, por 1,5 euros, ou em pratos de cinco ostras a seis euros. Há ainda receitas mais inovadoras, como ostras com chutney, gratinadas, em tártaro e em sopa.
A meio do recinto, a Super Bock instalou dois pontos essenciais para os amantes da cerveja, que, além das tradicionais imperiais, com opção entre a Super Bock original e a Super Bock Stout, têm ainda à disposição a coleção de cervejas seleção Super Bock 1927, nomeadamente a Czech Golden Lager, a Munich Dunkel, a Bengal Amber IPA e a Bavaria Weiss.
A cerveja acompanha bem o marisco e opções não faltam na vitrina do Poço das Fontainhas, que destaca várias especialidades, como as gambas à guilho e a feijoada de marisco. A mariscada real ou marisco cozido, como camarão, lavagante, lagosta, sapateira, búzio francês e ameijoas, constam ainda da ementa.
Ao lado, o espaço do Martróia apresenta uma grande variedade de sabores do mar que vai desde os burriés, percebes, búzios, lagosta e lagostim cozidos, de forma simples, a pratos mais elaborados como camarão à guilho, lambujinha à bulhão pato e tábuas de marisco. Não faltam também os rissóis de ameijoa e de camarão e ainda um menu especialmente dedicado às crianças.
O Rius, além de também ter um menu para crianças que não inclui marisco, oferece diversos petiscos para todos os gostos e carteiras, confecionados de forma simples ou mais elaborada. Caril de gambas, feijoada de gambas, carne de porco com amêijoas e mariscada estão no cardápio, além de mexilhão, ameijôa macha, navalhas e o tradicional creme de marisco.
O Marisco no Largo integra o roteiro dos Encontros de Gastronomia da Super Bock, iniciativa de âmbito nacional que este ano tem eventos em Setúbal, no mês de Agosto, e no Porto, em Outubro.
A decorrer no Largo José Afonso, durante onze dias, das 18 às 24 horas, com capacidade para mais de cinco centenas de pessoas sentadas, o certame inclui sessões de cozinha ao vivo, sempre com início às 21 horas, com especialistas que apresentam propostas gastronómicas criativas e inovadoras confecionadas com marisco.
Luís Barradas, especialista em sushi, e João Sá, proprietário do restaurante Cachorro à Portuguesa, em Lisboa, são os convidados que dinamizam as sessões de showcooking nos dias 12 e 13 de Agosto, respetivamente.
O “Marisco no Largo” proporciona ainda sessões de música ao vivo, às sextas-feiras e sábados, com início às 22 horas com a primeira a ter lugar a 5 de Agosto com o  DJ Vitinha que regressa ao palco da festa no dia 12. Class2Jazz, a 13 de Agosto, são outros convidados musicais do evento.
As entradas para a quarta edição do “Marisco no Largo” custam 3 euros, com a oferta de uma cerveja Super Bock Original.

Comentários