Setúbal no top 11 do investimento e turismo

Cidade sobe no ranking nacional

Setúbal reforçou a posição na classificação dos municípios mais atrativos do país, ao consolidar a presença no Top 25 nacional, onde ocupa agora o 11.º lugar no estudo Portugal City Brand Ranking 2016, realizado pela Bloom Consulting. A empresa especializada em consultoria para estratégias de branding de países e cidades publica, desde 2014, um ranking no qual apresenta os resultados da avaliação do desempenho e impacte de cada um dos 308 municípios portugueses junto dos respetivos públicos-alvo. Setúbal, além de subir duas posições no Top 25 do país e praticamente alcançando um lugar no Top 10 dos mais atrativos de Portugal, consolidou a quinta posição na classificação geral da região de Lisboa.
Cidade de Setúbal consolida crescimento a nível nacional 

O estudo desenvolvido pela Bloom Consulting avalia os municípios nas dimensões de “Investimento”, “Turismo” e “Talento”, por serem os critérios em que, realça a empresa, é possível garantir medições mais tangíveis e objetivas.
Cada uma destas áreas corresponde à capacidade de os municípios conseguirem captar a atenção dos públicos-alvo para os setores de investimento em negócios, atratividade turística e estilos de vida apelativos.
Com o crescente peso que a internet assume na tomada de decisões dos cidadãos nas sociedades modernas atuais, patente, por exemplo, no setor do turismo, a empresa desenvolveu ainda uma ferramenta informática em que mede a atratividade dos municípios consoante o volume total de procuras online.
Mediante a definição de 38 critérios que correspondem a potenciais marcas associadas aos municípios, a Bloom Consulting afirma ter analisado mais de 8 milhões de palavras-chave em cinco línguas, o que terá desenvolvido mais de 51 milhões de resultados válidos.
Em análises mais específicas, Setúbal ocupa o 15.º lugar no ranking nacional de atratividade para captação de negócios, o que corresponde a uma descida de três posições em relação a 2015, o 14.º no de locais a visitar, equivalente a uma subida de três postos, e o 13.º no de viver, um degrau acima da avaliação anterior.
Enquanto nos critérios “negócios” e “viver” as variações não têm sido especialmente significativas nos três anos de publicação do estudo Portugal City Brand Ranking, no de “visitar” Setúbal regista subidas assinaláveis na tabela. Começou na 24.ª posição em 2014, subiu para o 17.º lugar em 2015 e, este ano, já ocupa o 14.º posto.
Na região de Lisboa, na qual o concelho setubalense se enquadra num estudo mais localizado, ocupa o 5.º lugar geral, entre os 18 municípios avaliados.
Lisboa, de resto, é o concelho que lidera os rankings gerais regional e nacional, posição que mantém desde a primeira edição do estudo, realizada em 2014.

Agência de Notícias

Comentários