Projeto Educativo de Palmela com prémio internacional

Observatório Internacional de Democracia Participativa premeia "Eu Participo" 

O Projeto “Eu Participo”, dinamizado pela Câmara de Palmela, foi premiado com uma Menção Especial pelo Observatório Internacional de Democracia Participativa, na 10.ª edição da Distinção de Boas Práticas de Participação Cidadã. O prémio foi anunciado numa cerimónia realizada a 4 de maio em Matola, Moçambique. Este é "um projeto de educação em direitos e pela participação infantil e juvenil, desenvolvido e vivenciado a partir dos contextos das próprias crianças e jovens", explica a Câmara de Palmela.
Projeto educativo recebeu menção honrosa em Moçambique 



O município de Palmela assumiu o compromisso de "proporcionar o direito de participar na vida da instituição e do território, e é a própria ação das crianças que as leva a conhecer e a relacionar-se com o território e com as entidades locais, tendo por base o pressuposto da construção coletiva, da corresponsabilização social e da partilha de recursos e saberes, numa perspetiva de diálogo e concertação, para um bem comum", conta a autarquia.
As crianças são convidadas a assumir responsabilidades, que podem passar por pensar e propor uma ideia, construir uma maquete, escrever uma carta ou fazer uma reunião com o Executivo da Câmara Municipal e Junta de Freguesia ou pedir a colaboração das famílias e comunidade na construção conjunta da solução.
"Através da adaptação às dinâmicas existentes na instituição e às necessidades e interesses manifestados pelos grupos, o tem vindo a desenvolver-se, de forma flexível, em torno de três eixos principais", sublinha a autarquia palmelense. 
Ou seja, informação sobre tudo o que contribua para a consciência e promoção da cidadania, com especial relevo para a convenção sobre os direitos da Criança, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Plano Municipal de Igualdade de Género, o Poder Local (o que é, atribuições e competências), e mecanismos de participação infantil e juvenil previstos em lei.
Outros dos eixos do projeto é a educação para e pela participação, vivendo experiências relevantes, liderando projetos ou trabalhando em parceria com os adultos, (re) descobrindo e desenvolvendo capacidades associadas à sua cidadania. 
O exercício da sua cidadania, aumentando as oportunidades reais de participação em processos reconhecidos como significativos e relevantes para a sua vida, incentivando o reconhecimento desta participação junto dos adultos e tornando visível o seu grau de consequência, é outro dos eixos fundamentais deste projeto da Câmara de Palmela.

Agência de Notícias

Comentários