Palmela debateu segurança nos Centros Históricos

"Levar à comunidade o espírito e cultura de prevenção e segurança"

No âmbito das Comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, a Câmara de Palmela e as Associações Humanitárias dos Bombeiros do Concelho promoveram  o Seminário “Centros Históricos: Segurança, Resiliência e Sustentabilidade”, que decorreu no Auditório do Espaço Cidadão, em Palmela.  O presidente da Câmara de Palmela sublinhou  a necessidade de "considerar as pessoas que habitam estes espaços, integrá-las e promover a sua participação" na criação de instrumentos base para a gestão da emergência nos Centros Históricos", disse Álvaro Amaro.
Gestão de Emergência nos centro históricos deve merecer reflexão

Na sessão de abertura, que contou com as presenças do Presidente da Junta de Freguesia de Palmela, Fernando Baião e de Patrícia Gaspar, Comandante Operacional do Centro Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, em representação da Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Presidente da Câmara de Palmela, Álvaro  Amaro, recordou a importância de "levar à comunidade o espírito e cultura de prevenção e segurança, com a promoção de espaços para a reflexão em torno de matérias que vamos elegendo". 
O presidente da Câmara de Palmela sublinhou, ainda, a necessidade de "considerar as pessoas que habitam estes espaços, integrá-las e promover a sua participação" na criação de instrumentos base para a gestão da emergência nos Centros Históricos.
O Centro Histórico da vila de Palmela possui caraterísticas muito próprias, com um conjunto de edifícios de arquitetura vernácula, que lhe conferem uma posição relevante, nos campos do património e da cultura. Uma política de salvaguarda e recuperação do edificado e de prevenção face aos diversos riscos contribui, de forma significativa, para a segurança das populações e para a proteção deste património.

Agência de Notícias

Comentários