5500 pessoas em mega ação de voluntariado no Barreiro

Dia B arranca hoje para transformar escolas, espaços públicos e associações locais 

Arranca esta sexta-feira a mega ação de voluntariado urbano no Barreiro. O Dia B no quinto ano consecutivo e promete ficar anos a fio para "ajudar a mudar" o rosto da cidade. Durante três dias os voluntários inscritos vão "por a mão na massa" e mudar a face de escolas, associações e espaços públicos. O dia de hoje é dedicado às escolas e zonas envolventes. No sábado e domingo, as intervenções têm uma forte incidência no espaço público e espaços coletivos, nomeadamente no movimento associativo local. Estão mais de 5500 inscritos nesta ação de voluntariado urbano, mais de 100 projetos, 28 escolas e 22 coletividades, associações, instituições participantes e 23 parceiros a “dar movimento ao ‘B’”.O Dia B é feito da união de muitas “boas vontades”. E "começa antes, muito antes, com o trabalho voluntário de muitos amigos na preparação, divisão e distribuição dos materiais pelos vários projetos inscritos", explica a autarquia do Barreiro. 
Estão mais de 5500 pessoas inscritas no Dia B 

Desde o inicio, o projeto Dia B - Movimente esta Ideia, já envolveu "mais de 18 mil  participantes" com "vontade de construir, em coletivo, uma cidade que é de todos para todos".
Segundo palavras da vice-presidente da Câmara do Barreiro, Sofia Martins, "esta envolvência deve-se ao empenho das escolas, instituições de movimento associativo da cidade, mas também à vontade individual de cada um em querer fazer fazer parte de um projeto que deixará para sempre a sua marca no Barreiro".
Na sua quinta edição, e sob o mote "participe na maior ação de voluntariado sempre", a novidade passa por "estender as ações do 'B' para além do espaço público", voltando as suas atenções para os equipamentos do movimento associativo e para outras instituições.
Na comunidade as ações propostas acontecem nos espaços públicos e coletivos, designadamente limpeza de praias, murais e instalações artísticas, criação de espaços verdes com árvores de fruto, requalificação de mobiliário urbano e intervenções nas coletividades.
Nas escolas, há 55 projetos inscritos (jardins, instalações artísticas, murais de azulejo, limpeza, jogos tradicionais, hortas pedagógicas) em 28 escolas do Concelho.
Uma intervenção, diz a autarca do Barreiro, com o objetivo de "fomentar a importância das componentes dos equipamentos de proximidade e participação, a revitalização de espaços - alguns deles centenários - e para dar oportunidade aos mais novos conhecer a história local e permitir aos mais velhos contar essas mesmas histórias".
Relativamente à imagem do Dia B, de acordo com Sofia Martins, vai ser marcada pela"construção coletiva materializada em várias formas geométricas".
A Câmara do Barreiro - dona da ideia - considera que o projeto "veio reforçar a cidadania ativa, a capacidade de auto-organização e a procura coletiva de soluções, bem como a participação da comunidade, que tem vindo a resultar numa imagem mais positiva do concelho", sublinha Sofia Martins.
O Dia B do ano passado foi um dos vencedores do prémio "Todos Queremos um Bairro Melhor", [promovido pela Revista “Visão” com a parceria da Comunidade EDP e o Alto Patrocínio da Presidência da República], o que para a autarca foi "um reconhecimento merecido aos barreirenses pela sua capacidade de transformar a cidade e a vida no concelho".

Novo website e APP móvel
Uma das novidades desta edição é a nova APP móvel e um novo website,  a juntar ao Facebook do “B”  e à página oficial do Município  há muito por onde recolher informação sobre esta mega ação de voluntariado urbano.
A APP (para iOS e Android) proporciona a todos os participantes e visitantes a visualização das ações em tempo real através de registos fotográficos.
A ideia é também desenvolver um jogo que permitirá a cada visitante ir ganhando um status à medida que vai passando por cada uma das ações. No final haverá prémios para quem alcançar o 1º lugar.
A APP já está disponível em Google Play Store.
Em relação ao website dão-se a conhecer os parceiros desta grande iniciativa bem como os locais de intervenção.

Agência de Notícias

Comentários