Festivais do Alentejo em destaque nos prémios ibéricos

Festivais de Santo André e Sines entre os melhores do Iberian Festival Awards

O Primavera Sound de Barcelona, o Bons Sons, projecto comunitário da aldeia de Cem Soldos, em Tomar, e o Flower Power Fest, que se realiza na vila de Santo André, em Santiago do Cacém, foram eleitos os melhores festivais ibéricos de 2015 nas categorias de grande, média e pequena dimensão, respectivamente. Os Iberian Festival Awards, que se entregaram pela primeira vez esta quinta-feira no Talkfest – Fórum Internacional de Festivais de Música, distinguiram ainda o Festival Músicas do Mundo de Sines (melhor alinhamento), o NOS Alive (melhor actuação internacional, pelo concerto dos britânicos Muse), o NOS Primavera Sound (melhor infra-estrutura) e o Sumol Summer Fest (melhor parque de campismo).
Prémios Ibéricos promovem festivais do litoral alentejano 

O Flower Power Fest esteve em particular evidência na gala da 1.ª edição dos Iberian Music Awards, ao arrecadar vitórias nas duas categorias para as quais estava nomeado: Best New Festival (em Portugal) e Best Small Festival (na Península Ibérica). A cerimónia decorreu na Feira Internacional de Lisboa (FIL), na noite do dia 3 de Março, e contou com a presença do Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, que subiu ao palco com o Diretor Artístico do Festival, Sérgio Valadares, aquando da receção dos prémios.
A Câmara de Santiago do Cacém endereça os Parabéns à Associação Lus’Alma, entidade organizadora do Festival, que está já a preparar a edição deste ano do Flower Power Fest (11 a 13 de Agosto), que pela 3.ª vez consecutiva se realizará no Parque Central, em Vila Nova de Santo André, no município de Santiago do Cacém.
Recorde-se que o Festival convida os seus visitantes a recriar um ambiente a fazer lembrar o marcante Woodstock, que celebra este ano 47 anos (realizou-se entre 15 e 18 de agosto 1969) e desafia pais, filhos e netos a juntarem-se no mesmo espaço, numa festa “da e para a família”. Música, artesanato, artes plásticas e performativas, exposições, workshops, jogos tradicionais , insufláveis e gastronomia foram o mote da última edição do Flower Power Fest, recheada de intensidade e surpresas no recinto.
O regresso a Portugal dos lendários Fischer-Z, que foram a primeira banda a esgotar um estádio de futebol em Portugal (50 mil pessoas no estádio José Alvalade, em 1981), foi o principal atrativo da 2.ª edição do evento, que se realizou em Vila Nova de Santo André, no Parque Central, entre os dias 13 e 16 de Agosto de 2015.

Sines com melhor alinhamento de artistas 
O Festival Músicas do Mundo, em Sines,  foi considerado o festival com o melhor alinhamento de artistas (Best Line-Up) realizado na Península Ibérica em 2015. A qualidade do programa do festival de Sines foi reconhecida nos Iberian Festival Awards, em Lisboa. 
Além deste prémio a nível ibérico, o FMM Sines foi o vencedor nacional em duas categorias: melhor grande festival (Best Major Festival) e melhor programa cultural (Best Cultural Programme).
O festival de Sines assumiu desta forma uma posição de destaque na edição inaugural dos Iberian Festival Awards, prémio organizado pela APORFEST - Associação Portuguesa de Festivais de Música, que pela primeira vez abordou de forma integrada o panorama de festivais em Portugal e Espanha.
Organizado pela Câmara Municipal de Sines e programado pelo diretor artístico e de produção, Carlos Seixas, desde a primeira edição, em 1999, o Festival Músicas do Mundo de Sines tem procurado oferecer, de forma consistente, uma programação de qualidade, atenta às dinâmicas musicais, culturais e sociais do nosso tempo.
A próxima edição do Festival Músicas do Mundo, a 18.ª, realiza-se entre 22 e 30 de Julho de 2016, em Porto Covo e Sines.

Comentários