Montijo tem nova estrutura de produção artística

Companhia Mascarenhas-Martins apresentada na Casa Mora

O Museu Municipal Casa Mora, no Montijo, recebeu a apresentação da Companhia Mascarenhas-Martins, uma nova estrutura de produção artística sediada no Montijo que tem como objetivo desenvolver trabalho profissional nas áreas do teatro, cinema, música, literatura e artes plásticas. Sendo este o seu primeiro ano de atividade, a companhia pretende inaugurar a sua atividade com dois espetáculos de teatro baseados em textos originais. O evento, intitulado “Abertura”, teve como principal finalidade oferecer aos munícipes montijenses um tempo e um espaço de reflexão, focado na importância de estabelecer e de conseguir preservar estruturas de produção artística profissionais. 

Nova companhia artística foi apresentada no Montijo 

O vice-presidente e vereador da Cultura da Câmara Municipal do Montijo, Francisco dos Santos, abriu a sessão, demonstrando que o papel do município é incentivar e apoiar, dentro das suas competências, as iniciativas culturais da sociedade civil.
De seguida, decorreu uma conversa com a participação de Luis Miguel Cintra (Teatro da Cornucópia), João Brites (Teatro O Bando), João Lourenço e Vera San Payo de Lemos (Teatro Aberto), onde foi recorrente a comparação entre o momento em que estes fundaram as suas companhias e a atualidade. Estes importantes nomes do teatro nacional deixaram, ainda, alguns conselhos aos fundadores da Companhia Mascarenhas-Martins para que estes consigam trilhar um caminho de sucesso neste novo desafio cultural.
À noite, o Salão Azul do Museu Municipal Casa Mora voltou a encher-se de público para um concerto com Maria Mascarenhas e Levi Martins, fundadores da Companhia.
No seu primeiro ano de atividade, 2016, esta nova companhia tem nos seus planos apresentar dois espetáculos de teatro baseados em textos originais, produzir um documentário e, ainda, organizar conversas sobre a importância de fundar e manter estruturas artísticas.
Adianta ainda referir que a Companhia Mascarenhas-Martins é uma organização de produção artística que se encontra firmada no próprio concelho, com o intento de fortalecer o trabalho profissional nas áreas do teatro, cinema, música, literatura e artes plásticas.
A entidade pretende ainda produzir um documentário, reforçando a importância de instituir e conservar as estruturas de produção artística.

Comentários