Dedicação e trabalho por Alcochete reconhecidos

Autarquia homenageou personalidades locais no dia  118º aniversário da restauração

No passado sábado, 16 de Janeiro, ficou registado na história de Alcochete mais um momento singular, com a realização da sessão solene, no Núcleo de Arte Sacra, alusiva ao 118.º aniversário da Restauração do Concelho, que assinalou também o encerramento das comemorações dos 500 anos do Foral de Alcochete. A Fundação das Salinas do Samouco, o fadista António Pinto Basto, os atletas Tuxa Negri e Romeu Colaço e os funcionários públicos Teresa Capito, João Serra e João Samouqueiro foram os homenageados que, este ano, receberam as medalhas municipais da Restauração, Mérito Desportivo e de Bons Serviços.
A atleta Tuxa Negri foi uma das homenageadas pela autarquia 

“Passaram 118 anos desse 15 de Janeiro de 1898. Honrámos ontem e honramos hoje esse dia, as alcochetanas e os alcochetanos que o proporcionaram e viveram. Honrámos e honramos igualmente todas as gerações que trouxeram até aos dias de hoje esse sentir muito nosso”, começou por referir o presidente da Câmara de Alcochete, acrescentando ainda que a história local é um legado que deve ser mantido vivo nos dias de hoje.
“Também esta geração tem o dever de legar às gerações vindouras a recordação de um dia memorável: 15 de Janeiro de 1898! Fizemo-lo ontem e fazemo-lo hoje nesta sessão solene da Câmara Municipal”, destacou Luís Miguel Franco.
Sobre a atribuição das medalhas municipais, o autarca relembrou que esta é uma distinção que é promovida pelo Município há onze anos e que “honra as pessoas, individuais ou coletivas, que com o seu talento, amor paixão, determinação, empenho, dedicação e trabalho engrandecem o nome de Alcochete e das nossas gentes”.
Este ano, a Fundação das Salinas do Samouco foi distinguida com a Medalha Dourada da Restauração pelo trabalho de preservação e valorização que desenvolve diariamente em prol do património natural, ambiental e identitário do Concelho. A distinção foi entregue ao presidente do Conselho da Administração da Fundação, Firmino de Sá, e ao encarregado do complexo das salinas, João Matias, que agradeceu esta distinção e adiantou que o trabalho na Fundação das Salinas não se esgota, havendo ainda por muito concretizar.
“Para mim é uma grande honra trabalhar com gente de Alcochete e trabalhar no sal. Recuperar e colocar a funcionar uma salina num local tão histórico, visto que há mais de 600 anos que se produz sal na região” afirmou, por sua vez, Firmino de Sá.

Desporto, trabalhadores municipais e personalidades receberam medalha municipal 

Com Medalha idêntica foi também agraciado o fadista António Pinto Basto que escolheu Alcochete para viver e é incessante na sua disponibilidade para colaborar com as coletividades locais. “Não posso deixar de agradecer este galardão que me vai deixar indelevelmente mais ligado a esta maravilhosa terra e espero continuar a fazer tudo para merecer esta honra”, referiu António P. Basto que, durante a cerimónia, ainda surpreendeu o público ao interpretar o fado “Homem do Ribatejo”.
Tuxa Negri e Romeu Colaço receberam a Medalha Municipal de Mérito Desportivo pela sua participação em provas internacionais, que exigem um elevado sacrifício mental e físico e se superam em cada etapa. Os dois super atletas agradeceram esta distinção do município e ambos sublinharam a importância deste reconhecimento que se traduz também numa boa dose de motivação para continuarem a superar desafios e a engrandecerem o nome de Alcochete.
A completarem trinta anos de serviço à causa pública, os trabalhadores Teresa Capito Rocha, João Serra e João Samouqueiro foram homenageados com a atribuição da Medalha Municipal de Bons Serviços. Os funcionários da Câmara Municipal recordaram a importância de prestar serviço público à população, mesmo em alturas de fortes constrangimentos na função pública.

Nova política traz nova esperança 
Sala cheia em dia de festejar os 118 anos da restauração do concelho 
Num dia em que se comemorou as conquistas alcançadas na história local, e porque é no presente que se constrói o Concelho, nestas comemorações do 118.º aniversário da Restauração do Concelho, a Câmara Municipal não quis deixar de prestar um agradecimento público a quem, atualmente, manifesta altruísmo e continua a pugnar, através de ações beneméritas, a contribuir para o desenvolvimento do Concelho.
Neste âmbito, a Câmara Municipal prestou um agradecimento público ao casal benemérito Odete da Graça Fernandes Correia e Hermenegildo Eusébio Rodrigues Correia que, em 2015, doaram equipamentos e suportaram os avultados encargos financeiros de obras de beneficiação que contribuíram para a melhoria das condições de utilização da Casa do Velório e do Cemitério Municipal.
Perante este exemplo de esperança e perseverança, Luís Miguel Franco recordou que estas comemorações ocorrem num novo contexto político, prevendo-se que estão a ser dados passos “no caminho da confiança e do desenvolvimento mais sustentado e mais justo do nosso país”.
“Somos daqueles que continuamos a acreditar que Portugal é um país repleto de oportunidades e de pessoas capazes de o transformar e de o desenvolver de forma sustentada e justa”, disse o autarca realçando ainda que também em Alcochete há que prosseguir rumo ao desenvolvimento do Concelho e novos investimentos trarão igualmente novas dinâmicas territoriais.
“Acreditamos que o futuro pertence a quem acredita na beleza dos seus sonhos e nós, com pragmatismo e racionalidade, não delegamos em ninguém continuar a sonhar e a fazer de Alcochete um concelho desenvolvido e aprazível para todos”, concluiu.
A cerimónia, que assinalou também o encerramento das comemorações dos 500 anos do Foral, integrou ainda um apontamento musical com o Conservatório Regional de Artes do Montijo e uma performance da Associação GilTeatro e não poderia ter começado de melhor forma com a interpretação do Hino da Restauração pelo Orfeão da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, acompanhado por músicos da Banda da mesma coletividade.


Comentários