Espaço cidadão inaugurado amanhã em Palmela

Novo espaço irá revitalizar zona histórica da vila 

A Câmara de Palmela inaugura o “Espaço Cidadão – Serviço de Apoio à Comunidade”, esta terça-feira, 8 de Dezembro, às 15 horas. Localizado no coração do Centro Histórico de Palmela, junto ao Mercado Municipal, o Espaço Cidadão vai acolher todos os serviços públicos prestados pela Junta de Freguesia de Palmela e serviços de proximidade, como aconselhamento e apoio jurídico, e contará, também, com áreas polivalentes para a dinamização de atividades culturais e educativas, abertas às instituições locais, ao movimento associativo e à população, em geral.
Espaço Cidadão é inaugurado esta terça feira em Palmela 

A Câmara de Palmela criou um espaço de referência para apoio à comunidade, no coração do Centro Histórico, e acordou com a Junta de Freguesia de Palmela a sua transferência para o local, contribuindo para a dinamização do núcleo mais antigo da vila. Situado junto ao Mercado Municipal, o novo “Espaço Cidadão – Serviço de Apoio à Comunidade” irá acolher todos os serviços públicos prestados pela Junta e serviços de proximidade, entre os quais "aconselhamento e apoio jurídico, com grande dignidade e conforto, e permitirá o desenvolvimento de novas dinâmicas locais, com a abertura às instituições locais, ao movimento associativo e à população de áreas polivalentes, onde poderão ser dinamizadas atividades de âmbito cultural e educativo", refere a Câmara de Palmela.
O próprio edifício, explica a autarquia, "presta testemunho de vários séculos de ocupação humana do Centro Histórico de Palmela, e a complexa obra de recuperação e adaptação permitiu trazer à luz do dia elementos patrimoniais e arquitetónicos de grande valor, que nos ajudaram a conhecer um pouco mais sobre a história da vila".
Além dos serviços a prestar, a própria recuperação deste conjunto edificado vem contribuir, fortemente, para a valorização e qualificação do Centro Histórico. Testemunha de muitos séculos de ocupação humana, por diversas culturas, este edifício "exibe elementos arquitetónicos de grande valor e contará, também, com uma exposição permanente de espólio arqueológico recuperado na sequência das campanhas de escavações realizadas no local e na proximidade", refere o município.  
A autarquia de Palmela garante que continua, assim, a cumprir "o grande compromisso assumido com a recuperação e revitalização do Centro Histórico de Palmela, estando, já, previstos novos investimentos de vulto, nomeadamente, a requalificação do Largo do Chafariz de D. Maria I, a infraestruturação e pavimentação da Rua Serpa Pinto e a iluminação do Jardim Joaquim José de Carvalho".

Comentários