Setúbal recebe bandeira do desporto em Bruxelas

José Mourinho e Rosa Mota acompanham presidente da Câmara 

O treinador de futebol José Mourinho e a ex-atleta Rosa Mota participam, na quarta-feira, na cerimónia de entrega à Câmara de Setúbal da Bandeira de Cidade Europeia do Desporto 2016, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica. Segundo o município, a comitiva setubalense que se desloca a Bruxelas, liderada pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, inclui também o vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina. José Mourinho e Rosa Mota são os padrinhos da candidatura. A decisão de atribuir a Setúbal a Bandeira da Cidade Europeia do Desporto foi anunciada no passado mês de Julho pelo presidente da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, Francesco Lupatelli. O relatório de avaliação do ACES Europe reconheceu o potencial desportivo da cidade e identificou a serra da Arrábida, o rio Sado e o mar como locais de excelência para a prática desportiva. 
Cidade de Setúbal recebe bandeira do desporto esta quarta-feira 
A Câmara de Setúbal recebe a Bandeira de Cidade Europeia do Desporto 2016 em cerimónia a realizar no dia 18, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, Bélgica, na qual participam o treinador de futebol José Mourinho e a ex-atleta Rosa Mota.
Na sessão, com início às 17 horas locais, menos uma em Portugal, marcam presença representantes de todas as cidades e capitais europeias de 2016, distinção feita pela ACES Europe – Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto.
A comitiva setubalense, liderada pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, inclui o vereador com o pelouro do Desporto, Pedro Pina, e os padrinhos José Mourinho e Rosa Mota.
A abertura da cerimónia está a cargo de Santiago Fisas e Andrey Kovatchev, do Parlamento Europeu, de Jens Nymand Christensen, da Comissão Europeia, e de Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europe.
Depois de uma sessão relacionada com o impacte social e económico das capitais europeias do desporto, por representantes de Logronho, Espanha, e de Antuérpia, Bélgica, realiza-se então a cerimónia de entrega da bandeira, com apresentação do secretário-geral das ACES Europe, Hugo Alonso.
Setúbal aproveita a ocasião para, após a cerimónia oficial, fazer, noutra sala, uma apresentação do programa da Cidade Europeia do Desporto, direcionada a deputados do Parlamento Europeu.
A decisão de atribuir a Setúbal este título foi conhecida a 11 de Julho, numa conferência de imprensa em que o presidente da ACES Europe destacou o potencial desportivo local, em termos de recursos naturais e equipamentos, e a aposta no conceito de “desporto para todos”.
O estatuto de Cidade Europeia do Desporto pretende incentivar o desenvolvimento da vertente competitiva e a promoção do desporto informal e de estilos de vida saudáveis.


Comentários