Setúbal intervém no Bairro Santos Nicolau

"Estamos apenas a pedir que todos deem um bocadinho de si e do seu tempo"

Vários moradores do Bairro Santos Nicolau responderam ao desafio da Câmara de Setúbal para serem interlocutores e indicarem à Autarquia questões a solucionar naquela zona da cidade. A presidente, Maria das Dores Meira, reuniu na sede do Grupo Desportivo “Os Amarelos” com cerca de meia centena de moradores do bairro, a quem fez uma apresentação sobre situações que a Autarquia tem sinalizado localmente, assim como de projetos a implementar com o objetivo de melhorar aspetos da malha urbana. Os voluntários destacados pelos moradores vão ser, assim, pontes privilegiadas de comunicação entre a Câmara de Setúbal e a população do bairro.
Bairro Santos Nicolau dinamiza moradores 

O encontro, no qual também participou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, além de servir para serem indicadas questões locais, teve a finalidade de reunir voluntários de entre os moradores para que, a partir de agora, sirvam de interlocutores junto da Câmara Municipal para apresentar, de forma mais célere e precisa, casos em que a população sinta necessidade de intervenção autárquica.
“Não estamos a pedir que paguem alguma coisa. Estamos apenas a pedir que todos deem um bocadinho de si e do seu tempo. É da união que se fazem grandes coisas. Só assim teremos um bairro melhor. E só assim se faz uma cidade melhor”, sublinhou Maria das Dores Meira.
Vários moradores aceitaram no decurso da reunião o desafio feito pela autarca e vão começar a representar desde já as ruas ou zonas do bairro onde residem.
A primeira ação a contar com a participação dos voluntários ficou marcada para 15 de Dezembro, dia em que realiza uma visita ao bairro juntamente com os presidentes e técnicos da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, para se observar, no local, questões que, para serem ultrapassadas, necessitam de intervenções das autarquias ou, até, da parte dos próprios cidadãos.
Este envolvimento da população como agente ativo na resolução de necessidades sentidas na cidade resulta de uma política de participação cidadã, transversal a todo o trabalho municipal, que tem vindo a ser implementada noutros pontos do concelho, como na zona da Bela Vista, onde vários moradores têm desenvolvido uma profunda cooperação com a Câmara Municipal para a resolução de problemas de génese urbana, mas, também, de cariz social.
“Já mostrámos o que podemos fazer por vós, mas vocês têm que nos dizer quem poderá fazer de ligação com a Câmara Municipal, para que possamos atuar mais rapidamente e com mais qualidade”, apelou Maria das Dores Meira à plateia de moradores.
O desafio parece ter surtido efeito, pois a comitiva que no dia 15 vai realizar a visita ao bairro conta já com um total de 12 pessoas.

Jardim Multissensorial das Energias
Os voluntários destacados pelos moradores vão ser, assim, pontes privilegiadas de comunicação entre a Câmara de Setúbal e a população do bairro.
“O levantamento está feito e há questões que necessitam de diferentes abordagens. O envolvimento dos moradores será uma ajuda muito importante para que a maioria destas questões seja ultrapassada”, garantiu o presidente da Junta de S. Sebastião no final do encontro.
Entre as questões levantadas na sessão, tanto por moradores, como pela apresentação feita por Maria das Dores Meira, a autarca referiu, ainda, projetos que estão previstos para o Bairro Santos Nicolau.
Um deles é a criação do Jardim Multissensorial das Energias.
O projeto, a concretizar no Jardim Camilo Castelo Branco, representa um investimento de 300 mil euros e está a ser desenvolvido em colaboração com várias associações representantes de pessoas com deficiência.
O principal objetivo é criar um jardim acessível a todos, pensado para cidadãos com mobilidade reduzida, mas que inclua também estímulos diversos, como cores e sons.
O espaço deverá ser incorporado por um percurso pedagógico e interpretativo, através do qual se promoverá a interação dos visitantes com temáticas de natureza ambiental, com referências, por exemplo, a diferentes tipos de energias, como solar, hídrica, eólica e geotérmica.


Comentários